Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/37773

TítuloEstágio pedagógico de mestrandos de ensino: a técnica de incidentes críticos na escola inclusiva
Autor(es)Cruz, Judite Zamith
Palavras-chaveTécnica de incidentes críticos
Estudantes estagiários
Inclusão
Data2015
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)
Resumo(s)Realizou-se uma investigação fenomenológica (Van Manen,1990), no ano letivo de 2013-14, com base em três situações de inclusão na escola pública do distrito de Braga, na forma de entrevistas não diretivas, investigação documental e interações observadas na sala de aula. Adotaram-se nomes fictícios de adolescentes, entre 12 e 16 anos, cujas escolas acolheram estudantes estagiários, dos cursos de Mestrado em Ensino, do Instituto de Educação, da Universidade do Minho. Com a técnica de incidentes críticos, introduzida em um dos módulos de estágio profissional, teve-se como objetivo ultrapassar a mais clássica visão de Flanagan (1954; Estrela & Estrela, 1994), por recurso a utilização de entrevista não diretiva (Chell, 2004), um modo de acesso privilegiado a ocorrências, no quotidiano. Foram identificados os atos e as consequências de ocorrências problemáticas, analisadas as intenções dos participantes diretos: indisciplina e interação negativa; evidenciado défice de atenção e atuação docente compreensiva; e conflito e exclusão na condição epilética. Debatese a inclusão que, como no racismo ou na xenofobia, consuma a forma mais eficaz de ser evitada a segregação educativa, colocados em conjunto “uns” e “outros”. Para a inteligibilidade da ação social de inclusão, defende-se também a integração de saberes e práticas na formação contínua de professores. Mas nem é necessário que docentes conheçam diagnósticos e se preocupem em conhecer as suas causas. Sem podermos mudar os genes em interação com o meio, podemos mudar o meio, tornando-o estimulante. A influência de docentes é enorme no encorajamento e na perceção de competência, nomeadamente, quando os jovens tenham um défice cognitivo. Com o fim da adolescência, acaba a melhor época para o desenvolvimento bem conseguido.
TipoArtigo em ata de conferência
DescriçãoPublicado em : " Atas do Congresso Desafios Curriculares e Pedagógicos na Formação de Professores". ISBN 978-972-8952-33-4
URIhttps://hdl.handle.net/1822/37773
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Estágio pedagógico de mestrandos.pdf677 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID