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https://hdl.handle.net/1822/37773
Título: | Estágio pedagógico de mestrandos de ensino: a técnica de incidentes críticos na escola inclusiva |
Autor(es): | Cruz, Judite Zamith |
Palavras-chave: | Técnica de incidentes críticos Estudantes estagiários Inclusão |
Data: | 2015 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) |
Resumo(s): | Realizou-se uma investigação fenomenológica (Van Manen,1990), no ano letivo de 2013-14, com base em três situações de inclusão na escola pública do distrito de Braga, na forma de entrevistas não diretivas, investigação documental e interações observadas na sala de aula. Adotaram-se nomes fictícios de adolescentes, entre 12 e 16 anos, cujas escolas acolheram estudantes estagiários, dos cursos de Mestrado em Ensino, do Instituto de Educação, da Universidade do Minho. Com a técnica de incidentes críticos, introduzida em um dos módulos de estágio profissional, teve-se como objetivo ultrapassar a mais clássica visão de Flanagan (1954; Estrela & Estrela, 1994), por recurso a utilização de entrevista não diretiva (Chell, 2004), um modo de acesso privilegiado a ocorrências, no quotidiano. Foram identificados os atos e as consequências de ocorrências problemáticas, analisadas as intenções dos participantes diretos: indisciplina e interação negativa; evidenciado défice de atenção e atuação docente compreensiva; e conflito e exclusão na condição epilética. Debatese a inclusão que, como no racismo ou na xenofobia, consuma a forma mais eficaz de ser evitada a segregação educativa, colocados em conjunto “uns” e “outros”. Para a inteligibilidade da ação social de inclusão, defende-se também a integração de saberes e práticas na formação contínua de professores. Mas nem é necessário que docentes conheçam diagnósticos e se preocupem em conhecer as suas causas. Sem podermos mudar os genes em interação com o meio, podemos mudar o meio, tornando-o estimulante. A influência de docentes é enorme no encorajamento e na perceção de competência, nomeadamente, quando os jovens tenham um défice cognitivo. Com o fim da adolescência, acaba a melhor época para o desenvolvimento bem conseguido. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
Descrição: | Publicado em : " Atas do Congresso Desafios Curriculares e Pedagógicos na Formação de Professores". ISBN 978-972-8952-33-4 |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/37773 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Estágio pedagógico de mestrandos.pdf | 677 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |