Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/37771

TítuloA evolução das ideias de um grupo de alunos do 9º ano de escolaridade sobre o sistema circulatório com recurso a atividades laboratoriais
Outro(s) título(s)The evolution of ideas of a group of students attending the 9th grade about the circulatory system using lab activities
Autor(es)Fernandes, Ana Filipa Gomes
Orientador(es)Borges, Francisco Alberto Marques
Data2014
Resumo(s)O presente relatório incide sobre o projeto de intervenção pedagógica, implementado durante o estágio profissional. A intervenção decorreu numa turma do 9.º ano de escolaridade, com 27 alunos, na disciplina de Ciências Naturais, numa escola do concelho de Braga. Centrandose na temática “O organismo humano em equilíbrio”. Foi adotada uma metodologia construtivista de ensino orientada para mudança conceptual. Tendo sido delineados, os seguintes objetivos: (1) proceder ao levantamento das ideias prévias dos alunos sobre o sangue, o coração e o ciclo cardíaco; (2) promover a evolução das ideias dos alunos sobre a temática selecionada, privilegiando-se o desenvolvimento de atividades laboratoriais; (3) avaliar a evolução das ideias prévias dos alunos, em função das atividades desenvolvidas. De forma a cumprir o primeiro objetivo os alunos responderam, antes da intervenção pedagógica, a um questionário de deteção das ideias prévias (pré-teste). Para promover a evolução das ideias iniciais dos alunos e cumprir-se o segundo objetivo, foram realizadas três atividades laboratoriais, nomeadamente “Fracionamento do sangue e observação de preparações definitivas de esfregaços de sangue humano”, “Observação de modelos estáticos do coração” e sobre o “Ciclo cardíaco”. Por fim, após a intervenção pedagógica, de forma a cumprir-se o terceiro objetivo, os alunos responderam ao questionário de deteção de conceções (pós-teste), de forma a avaliar se houve evolução dos mesmos. A análise dos dados obtidos permitiu verificar que, inicialmente, algumas das ideias prévias dos alunos, eram díspares das cientificamente aceites, contendo conceções alternativas. Após a intervenção pedagógica, observou-se um aumento da frequência de respostas cientificamente aceites e consequentemente, uma diminuição das respostas cientificamente não aceites, verificando-se uma evolução significativa das ideias prévias dos alunos. As atividades laboratoriais revelaram-se pertinentes e eficazes na medida em que, permitiram aos alunos desenvolver competências relacionadas com a busca de soluções para resolver problemas e com a (re)construção de conhecimentos, possibilitando-lhes autonomia no processo de ensino e aprendizagem.
This present report focuses on the project of pedagogical intervention, implemented during the internship. The intervention was carried out in a class of the 9th grade, with 27 students in the subject of Natural Science, in a school in the center of Braga. The main focus was "The human body in balance". A constructivist oriented teaching methodology for conceptual change was adopted. Having outlined the following goals: (1) a mapping of previous students' ideas about the blood, the heart and the cardiac cycle; (2) promote the development of students ideas on the selected theme privileging the development of laboratory activities; (3) to development the increasing of students previous ideas on the basis of the activities. In order to achieve the first objective, the students filled in a questionnaire of prior knowledge about the topic mentioned above (pre-test). To promote the awareness of students initial ideas and fulfill the second goal, three lab activities were realized, namely "Subdivison of the blood and observation of final preparations of human blood-smears", "Observation of static models of the heart" and the "cardiac cycle." Finally, after the pedagogical intervention, and to accomplish the third objective, the students answered a second questionnaire for detection of conceptions (post-test) in order to evaluate whether there was an improvement of their knowledge. The data analysis has shown that, initially, some of the students prior ideas were not coincident with the scientifically accepted, containing alternative conceptions. After the pedagogical intervention, one could verify an increasing of the frequency of responses scientifically acceptable and a descreasing of scientifically responses not acceptable leading to a significant improvement of previous ideas of the students. Laboratory activities proved to be relevant and effective. They allowed students to develop skills related to finding solutions to solve problems and to (re)construct their knowledge, allowing them to be more autonomous in their teaching and learning process.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/37771
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório Ana Fernandes.pdf
Acesso restrito!
639,67 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID