Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/37674
Título: | Memórias falsas e suas implicações na intervenção social |
Autor(es): | Pimentel, Eduarda Albuquerque, Pedro Barbas |
Palavras-chave: | Psicologia Cognitiva Memória Memórias falsas Curva de posição serial Inibição de efeito de recência |
Data: | 2006 |
Editora: | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti |
Revista: | Cadernos de Estudo |
Citação: | Pimentel, Eduarda; Albuquerque, Pedro B.Memórias falsas e suas implicações na intervenção social, Cadernos de Estudo, 3, 101-108, 2006. |
Resumo(s): | As memórias falsas dizem respeito à recordação alterada de acontecimentos reais ou à recuperação de acontecimentos que nunca ocorreram. Apesar do estudo das memórias falsas ter sido iniciado em 1932 por Bartlett, só recentemente recebeu impulso e visibilidade pela comunidade científica, traduzidos na variedade de paradigmas experimentais que exploraram esta importante dimensão da memória humana. Esse interesse deveu-se, em parte, à recuperação e desenvolvimento, por Roediger e McDermott, em 1995, de um procedimento laboratorial utilizado por Deese (1959) com listas de palavras associadas a um item extra-lista. Actualmente, as memórias falsas constituem um importante tópico de investigação na área da memória humana que levanta importantes implicações ao nível psicossocial. O presente artigo visa reflectir sobre essas implicações, assinalar os factores que promovem a distorção mnésica e dar a conhecer alguns estudos realizados com base no paradigma Deese-Roediger- McDermott que tem sido amplamente explorado na investigação das ilusões de memória. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/37674 |
Outros identificadores: | 1645-9377 |
Arbitragem científica: | no |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIPsi - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PIMENTEL &ALBUQUERQUE (2006) - EDUCAÇÃO SOCIAL.pdf | 2,52 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |