Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/37674

TítuloMemórias falsas e suas implicações na intervenção social
Autor(es)Pimentel, Eduarda
Albuquerque, Pedro Barbas
Palavras-chavePsicologia Cognitiva
Memória
Memórias falsas
Curva de posição serial
Inibição de efeito de recência
Data2006
EditoraEscola Superior de Educação de Paula Frassinetti
RevistaCadernos de Estudo
CitaçãoPimentel, Eduarda; Albuquerque, Pedro B.Memórias falsas e suas implicações na intervenção social, Cadernos de Estudo, 3, 101-108, 2006.
Resumo(s)As memórias falsas dizem respeito à recordação alterada de acontecimentos reais ou à recuperação de acontecimentos que nunca ocorreram. Apesar do estudo das memórias falsas ter sido iniciado em 1932 por Bartlett, só recentemente recebeu impulso e visibilidade pela comunidade científica, traduzidos na variedade de paradigmas experimentais que exploraram esta importante dimensão da memória humana. Esse interesse deveu-se, em parte, à recuperação e desenvolvimento, por Roediger e McDermott, em 1995, de um procedimento laboratorial utilizado por Deese (1959) com listas de palavras associadas a um item extra-lista. Actualmente, as memórias falsas constituem um importante tópico de investigação na área da memória humana que levanta importantes implicações ao nível psicossocial. O presente artigo visa reflectir sobre essas implicações, assinalar os factores que promovem a distorção mnésica e dar a conhecer alguns estudos realizados com base no paradigma Deese-Roediger- McDermott que tem sido amplamente explorado na investigação das ilusões de memória.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/37674
Outros identificadores1645-9377
Arbitragem científicano
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIPsi - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
PIMENTEL &ALBUQUERQUE (2006) - EDUCAÇÃO SOCIAL.pdf2,52 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID