Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/37603

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRibeiro, Iolandapor
dc.contributor.advisorCadime, Irene Maria Diaspor
dc.contributor.authorLima, Sara Pirespor
dc.date.accessioned2015-10-12T13:20:27Z-
dc.date.available2015-10-12T13:20:27Z-
dc.date.issued2015-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/37603-
dc.descriptionDissertação de mestrado integrado em Psicologiapor
dc.description.abstractSchool engagement is a multidimensional construct characterized by vigor, dedication, and absorption towards academic work. The study aimed to: a) examine the structural invariance of the Utrecht Work Engagement Scale – Students (UWES-S) in a sample of high school and college students; b) assess the relationship of school engagement with other variables, such as school burnout, well-being, and academic performance. The UWES-S is a self-report measure that assesses: Vigor, Dedication, and Absorption. Using a sample of 227 high school students and 209 college students, two models (one and three factors) were tested, through Confirmatory Factor Analysis. In order to assess the relationship of school engagement with the mentioned constructs, Pearson’s correlations were computed. The results supported the three-factor structure of the UWES-S in both samples, as well the partial invariance of the measure in college and high school students. School engagement was negatively correlated with school burnout, and positively correlated with the remaining variables. The found common structure implies that school engagement encompasses the same dimension in both academic degrees.por
dc.description.abstractO envolvimento do aluno na escola é um constructo multidimensional caracterizado por vigor, dedicação e absorção para com as tarefas académicas. Este estudo teve como objetivos: a) estudar a invariância fatorial da Utrecht Work Engagement Scale for Students (UWES-S) numa amostra de estudantes do ensino secundário e do ensino superior; b) avaliar a relação entre o envolvimento do aluno na escola com outras variáveis, nomeadamente o school burnout, bemestar e desempenho académico. A UWES-S é uma medida de autorrelato que avalia: Vigor, Dedicação e Absorção. Utilizando uma amostra de 227 estudantes do ensino secundário e 209 do ensino superior, dois modelos (um e três fatores) foram testados, com recurso à Análise Fatorial Confirmatória. Para avaliar a relação entre o envolvimento na escola com os constructos mencionados, foram calculadas correlações de Pearson. Os resultados obtidos suportaram a estrutura tri-fatorial da UWES-S nas duas amostras, bem como a invariância parcial da medida em alunos universitários e do ensino secundário. O envolvimento na escola mostrou-se negativamente correlacionado com o school burnout, e positivamente correlacionado com as restantes variáveis. A estrutura comum encontrada implica que o envolvimento do aluno na escola engloba as mesmas dimensões nos dois graus de ensino.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectEnvolvimento do aluno na escolapor
dc.subjectInvariância fatorialpor
dc.subjectValidadepor
dc.subjectSchool engagementpor
dc.subjectStructural invariancepor
dc.subjectValiditypor
dc.titlePsychometric properties of the Utrecht Work Engagement Scale for Sudents in a Portuguese sample of high school and college studentspor
dc.title.alternativePropriedades psicométricas da Utrecht Work Engagement Scale for Students numa amostra portuguesa de estudantes do ensino secundário e do ensino superiorpor
dc.typemasterThesis-
dc.identifier.tid201174472por
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Sara Pires Lima.pdf
Acesso restrito!
1,88 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID