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https://hdl.handle.net/1822/37597
Título: | Testing effect on a college course: examining test format and repeated questioning |
Outro(s) título(s): | Efeito de testagem em contexto universitário: estudo da influência do formato de teste e questionamento repetido |
Autor(es): | Mendes, Pedro Simão Oliveira |
Orientador(es): | Albuquerque, Pedro Barbas Quaglino, Véronique |
Palavras-chave: | Testing effect Retrieval-induced facilitation Education Quiz Efeito de testagem Educação Testes Facilitação |
Data: | 2015 |
Resumo(s): | Testing seems to benefit long-term retention, a phenomenon known as the testing
effect. There is a growing interest on transferring the testing effect to the classroom. Test
format [multiple-choice (MC) or short-answer (SA)] is known to modify the enhancement of
testing, and testing may also promote retention of non-tested material. This study aimed to
examine the role of repeated testing through weekly quizzes in student’s performance on an
intermediate test with tested and related non-tested questions, when comparing them to new
questions. We also wanted to clarify the effect of question format on later retention. 75
college students answered 6 weekly quizzes comprising the topics of a book chapter each.
Then, they had an intermediate test about all the 6 topics, with Repeated (RP), Related (RL),
and New (N) questions). Overall results showed that students’ performance was better for RP
(M= .72) and for RL (M= .71) than for N (M= .61). When quizzes were in MC format, testing
effect was larger than if SA format. Results support not only the evidence that the testing
effect is transferable to the classroom, but also that testing may benefit student’s performance
both on tested and related questions when compared to new questions. Os testes parecem promover a retenção a longo-prazo, fenómeno conhecido como o efeito de testagem. Face à robustez do efeito tem crescido o interesse em transferir o efeito obtido em laboratório para o contexto educacional. Sabe-se que o formato do teste (escolha múltipla ou completamento de frases) modula o tamanho do efeito e que a testagem pode promover a retenção de matéria relacionada. Este estudo pretendeu examinar o papel da testagem repetida através de minitestes semanais no desempenho académico dos alunos numa frequência. Setenta e cinco estudantes universitários responderam a 6 minitestes semanais, cada um abrangendo os tópicos dum capítulo do manual. Então, realizaram uma frequência que avaliava todos os tópicos, através de questões Repetidas, Relacionadas e Novas. Os resultados mostraram que os alunos responderam melhor às perguntas Repetidas (M =.72) e Relacionadas (M =.71) do que às Novas (M =.61). Questões de escolha múltipla nos minitestes produziram maior efeito de testagem na frequência do que as de completamento. Os resultados suportam as evidências de que o efeito de testagem se aplica ao contexto educacional, não só para questões repetidas, mas também para questões relacionadas, em comparação com questões novas. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Psicologia |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/37597 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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