Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/37587

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRibeiro, Iolandapor
dc.contributor.advisorCadime, Irene Maria Diaspor
dc.contributor.authorCollus, Jorge André Rocha Alves Soveralpor
dc.date.accessioned2015-10-09T09:10:03Z-
dc.date.available2015-10-09T09:10:03Z-
dc.date.issued2015-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/37587-
dc.descriptionDissertação de mestrado integrado em Psicologiapor
dc.description.abstractO objectivo deste estudo é o de analisar o efeito da fluência de leitura e de estratégias cognitivas e metacognitivas de leitura na compreensão da leitura. Constituiu-se, para o efeito, uma amostra de 171 alunos do 6.º ano de escolaridade do ensino básico. A fluência de leitura foi avaliada a partir do número de palavras lidas corretamente por minuto e as estratégias cognitivas e metacognitivas com a escala “Reading Strategy Use”. A compreensão da leitura foi avaliada a partir dos resultados obtidos pelos alunos no Exame Nacional de Português. Verificou-se que a correlação entre a fluência de leitura e a compreensão da leitura foi estatisticamente significativa. Já as estratégias cognitivas e metacognitivas apresentaram correlações baixas com a compreensão da leitura. A análise de regressão linear usando como preditor a fluência de leitura confirmou que esta variável é preditora da compreensão da leitura. São discutidos os resultados obtidos e analisadas algumas das suas implicações práticas.por
dc.description.abstractThe aim of this research is to study the impact of reading fluency, and cognitive and metacognitive reading strategies on reading comprehension. A sample of 171 6th grade students (basic education) was selected for that purpose. Reading fluency was assessed according to the number of correctly read words per minute, and cognitive and metacognitive strategies were measured according to the “Reading Strategy Use” scale. Reading comprehension was assessed according to the results obtained in the National Exams in Portuguese Language. The correlation between reading fluency and reading comprehension was statistically significant. However, cognitive and metacognitive strategies presented modest correlation with reading comprehension. Linear regression analysis using reading fluency as a predictor confirmed this variable to be a reading comprehension predictor. A discussion of the results achieved follows, together with the analysis of some of their practical implications.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectFluência de leiturapor
dc.subjectEstratégias metacognitivaspor
dc.subjectEstratégias cognitivaspor
dc.subjectMetacompreensãopor
dc.subjectCompreensão da leiturapor
dc.subjectReading fluencypor
dc.subjectCognitive strategiespor
dc.subjectMetacognitive strategiespor
dc.subjectMetacomprehensionpor
dc.subjectReading comprehensionpor
dc.titleImpacto da fluência de leitura e da metacompreensão na compreensão da leiturapor
dc.title.alternativeImpact of reading fluency and metacomprehension in reading comprehensionpor
dc.typemasterThesis-
dc.subject.udc159.946.4-
dc.identifier.tid201173549por
dc.subject.fosCiências Sociais::Psicologia-
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Jorge André Rocha Alves Soveral Collus.pdf1,85 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID