Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/37536
Título: | Diversidade de resultados no estudo do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade |
Autor(es): | Oliveira, Célia Regina Gomes Albuquerque, Pedro Barbas |
Palavras-chave: | TDAH Subtipos Crianças Diagnóstico ADHD Subtypes Children Diagnosis. |
Data: | 2009 |
Editora: | Universidade de Brasília. Instituto de Psicologia |
Revista: | Psicologia: Teoria e Pesquisa |
Resumo(s): | Com este artigo pretende-se abordar a problemática da diversidade de dados na investigação do Transtorno
de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Apresenta-se uma revisão da literatura centrada na heterogeneidade de
conclusões relativas à caracterização do transtorno, à distinção dos subtipos, aos contextos de informação, às diferenças de
gênero e à comorbidade. Na tentativa de compreender a disparidade de conclusões, salientam-se potenciais fatores explicativos,
nomeadamente a heterogeneidade das amostras, a diversidade de metodologias e de procedimentos de investigação, entre
outros. With this paper we aimed at addressing the problem of data diversity in Attention-Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) research. We present a literature review based on the heterogeneity of findings about the characterization of the disorder, subtypes differentiation, sources of information, sex differences and comorbidities. In an effort to understand the variety of findings, we underline potential explanations, such as the sample’s heterogeneity or the multiplicity of methods and procedures, among others. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/37536 |
DOI: | 10.1590/S0102-377220090001000011 |
ISSN: | 1806-3446 |
Outros identificadores: | 0102-3772 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIPsi - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
OLIVEIRA &ALBUQUERQUE (2009) - PSICOLOGIA TEORIA E PESQUISA.pdf | 850,23 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |