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dc.contributor.authorMacuácua, João Filipe-
dc.date.accessioned2004-01-05T18:47:52Z-
dc.date.available2004-01-05T18:47:52Z-
dc.date.issued2003-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/374-
dc.description.abstractActualmente a utilização das Tecnologias de Informação (TI) nas organizações como suporte do negócio aumentou e todos os processos do negócio dependem da infra-estrutura das TI. O resultado da dependência do negócio em relação as TI é o facto de a partir de uma certa altura, a disponibilidade das aplicações passou a ser um elemento crítico para o sucesso do negócio. Por exemplo, se por um lado os empregados, clientes e fornecedores comunicam entre si e fazem trocas comerciais através das redes de dados, por outro lado uma falha no sistema quebra as relações estabelecidas e tem um impacto nos processos do negócio. Por essa razão o sistema de gestão de bases de dados passou a ser uma componente vital nas organizações. Na situação das empresas cujos rendimentos fluem através de software uma falha da base de dados pode custar milhões de dólares em cada hora. Para evitar ou minimizar riscos e aumentar a confiabilidade e disponibilidade dos SI, muitas organizações renovaram as suas TI em relação à tolerância a falhas das bases de dados e de componentes, tendo esta renovação atingido maior relevância no final de 1999 com o problema da passagem do ano (ano 2000) e agravado com os acontecimentos de 11 de Setembro nos EUA. Uma solução comum estrategicamente adoptada pelas organizações é a replicação de hardware ou de software em outros locais. Para os cenários de desastres que implicam a perda de dados e do lugar, a estratégia de replicação de serviços da base de dados incluem uma computação secundária num local remoto a qual permite que a danificação da fonte primária da base de dados não inviabilize todo o processo do negócio. Como qualquer outra tecnologia, a replicação deve ser cuidadosamente compreendida antes de ser adoptada como solução numa organização, porque apesar de ter um custo efectivo na disponibilidade e confiabilidade, aumenta os desafios pelo número de locais participantes e a necessidade de consistência e eficiência. O presente trabalho, examina as técnicas de replicação para a tolerância a falhas, disponibilidade e desempenho, considerando um caso de estudo onde apresenta propostas de como resolver problemas de tolerância a falhas e recuperação de desastres incluindo o bom desempenho num SI utilizando a replicação. A solução de destaque para o caso considerado consiste na replicação passiva em dois centros de dados geograficamente distintos e a utilização da tecnologia Storage Area Network (SAN) nos dispositivos de armazenamento de dados que facilita a replicação.eng
dc.description.abstractAt this moment the use of Information Technology (IT) in organisations to support the business has increased dramatically with all business processes now depending on an IT infra structure. The reason for the business depending on IT is due to the fact that from a certain time onwards, the availability of applications became a critical element in the success of the business. For example, if on one hand employees, customers, and partners communicate and conduct commerce through networked systems, on the other hand, when one system in the network fails, it can break dependencies and impact on business processes. For this reason the database management system has now become a vital component within organisations. In companies whose revenue flows through the software, database downtime can cost millions of dollars in lost business every hour. To avoid or minimise risks and increase the reliability and availability of Information Systems (IS) many organisations upgraded their IT especially with regard to the fault-tolerance of databases and components. This upgrading reached its peak at the end of 1999 with the problem of stepping the year to 2000 (Y2K) and became all the more serious with the happenings on the 11th of September in the USA. One common strategic solution adopted by organisations is the replication of hardware or software in other locations. For disaster scenarios that imply the loss of data or locations, the strategy of replication of database services include a secondary computing facility at a remote site which permits that the destruction of the primary database site will not neutralise the complete business process. As with any other technology, replication must be carefully understood before being adopted as a solution in an organisation, because even though it is cost effective in terms of reliability and availability, it increases demands due to the number of locations and the necessity of consistency and efficiency. The present paper examines in detail replication techniques for fault-tolerance, availability and performance, considering a study case where proposals on how to solve fault-tolerance and disaster recovery problems, including the improved performance of an IS using replication are presented. The preferred solution for the case considered consists of passive replication in two geographically distinct data centres and the use of Storage Area Network ( SAN ) in the data storage depositories that permit the replication.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccesseng
dc.titleReplicação de dados e serviçoseng
dc.typemasterThesiseng
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DSI - Engenharia da Programação e dos Sistemas Informáticos

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