Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/37334
Título: | Public Engagement with Science and Technology: contributos para a definição do conceito e a análise da sua aplicação no contexto português |
Outro(s) título(s): | Public Engagement with Science and Technology: contributions for the concept’s definition and the analysis of its implementation in the Portuguese context |
Autor(es): | Oliveira, Liliana Tavares de Carvalho, Anabela |
Palavras-chave: | Comunicação de ciência Engagement Participação pública Portugal Science communication Public participation |
Data: | 2015 |
Editora: | OBERCOM |
Revista: | Observatorio (OBS*) Journal |
Resumo(s): | Promover uma comunicação mais transparente, clara e eficaz entre cidadãos, comunidade científica e decisores tem sido um objetivo prioritário da Comissão Europeia e de outras instituições nos anos mais recentes. Repercutindo-se na forma como os cidadãos se mostram mais ou menos disponíveis para participar e envolver-se no debate e no processo regulatório relacionados com os desenvolvimentos científico-tecnológicos, a comunicação de ciência contribui para garantir a qualidade de resultados e a democratização de decisões.
Nas últimas duas décadas, o conceito de Public Engagement with Science and Technology (PEST) tornou-se central nas análises da relação dos cidadãos com a tecnociência. No entanto, o significado deste conceito nem sempre é claro, havendo alguma ambiguidade e discrepância entre fontes. Este artigo visa contribuir para um mapeamento das posições de diferentes autores sobre o PEST e para uma clarificação do conceito e das suas implicações. Depois de discutir diferentes entendimentos dos objetivos do PEST, o artigo avalia a forma como o conceito tem sido usado em Portugal com base numa análise dos textos legislativos e da missão e objetivos de diferentes instituições de investigação e ensino superior. Conclui-se que os argumentos instrumentais ainda predominam nos discursos normativos que enquadram a atividade científica portuguesa. Promoting a more transparent, clearer and more effective communication between citizens, scientists and policy-makers has been a priority goal of the European Commission and other institutions in recent years. Science communication matters for the extent to which citizens may be more or less available to participate and to get involved in the debate and in the regulatory process related to scientific-technological developments thus helping guarantee the quality of scientific results and the democratization of decisions. In the last two decades, the concept of Public Engagement with Science and Technology (PEST) has become central to analyses of the relation between citizens and technoscience. However, its meaning is not always clear as there are ambiguities and divergences between different sources. This article aims to map the views of different scholars, and to contribute to a clearer understanding of the concept of PEST and its implications. Further to discussing different understandings of PEST’s objectives, the article evaluates the way in which the concept has been used in Portugal through an analysis of legal texts and of the mission and goals of research and higher education institutions. We conclude that instrumental arguments still prevail in the normative discourses that frame the Portuguese scientific activity. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/37334 |
ISSN: | 1646-5954 |
Versão da editora: | http://obs.obercom.pt/index.php/obs/article/view/857/732 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CECS - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LT_AC_obercom2015.pdf | Artigo em revista científica nacional | 408,77 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |