Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/37282

TítuloAssistente pessoal para suporte ao ensino da leitura do português a crianças
Outro(s) título(s)A personal assistant for supporting teaching of reading the Portuguese language to children
Autor(es)Silva, Diogo Ferreira Soares da
Orientador(es)Belo, Orlando
Barros, José Bernardo
Palavras-chaveSistemas de ensino inteligentes
Agentes pessoais
Ferramentas de ensino
Linguagem oral e abordagem à escrita
Ensino do português
Intelligent teaching systems
Personal agents
Teaching tools
Oral language and approach to writing
Portuguese teaching
Data12-Dez-2014
Resumo(s)Os ITS (Intelligent Tutoring Systems) são sistemas informáticos que se enquadram na área de Inteligência Artificial e têm por objetivo permitir a um aluno o acesso a um processo de aprendizagem eficaz. Geralmente, estes sistemas são comparados a professores e a sua constituição desenvolve-se normalmente, em quatro componentes base, nomeadamente: o modelo do domínio, o modelo do aluno, o modelo do tutor e, por fim, o modelo de interface com o utilizador. Para alcançar o seu objetivo principal (uma aprendizagem orientada, completa e eficaz) é necessário que os ITS possuam uma base de conhecimento fiável e sustentável especialmente orientada para o tema a ser ensinado. Atendendo ao objetivo desta dissertação, que assenta na criação de um assistente pessoal para auxiliar o educador(a) no desenvolver do domínio da linguagem oral e abordagem à escrita, foi escolhido como base de trabalho o método de ensino e tutoria da Cartilha Maternal de João de Deus. Deste modo, o ITS a desenvolver deverá ser autónomo, fácil de utilizar e, bem como ter a capacidade de planear e organizar as ações, conforme o utilizador em questão e de forma, apoiá-lo na atividade a realizar. Neste trabalho de dissertação, exporemos e explicaremos o processo de desenvolvimento que foi levado a cabo para a produção do referido sistema.
ITS (Intelligent Tutoring Systems) are systems that fall under the area of Artificial Intelligence and aim to allow a student to access an effective learning process. Generally, these systems are compared to teachers and its incorporation develops normally in four basic components, namely: The domain model, the student model, the tutor model and, finally, the interface with the user model. To achieve its primary objective (learning-oriented, comprehensive and effective) it is necessary that ITS have a reliable and sustainable knowledge base especially oriented to the topic being taught. Given the objective of this dissertation, based on the creation of a personal assistant to assist the educator in developing the field of oral language and approach to writing, the “Cartilha Maternal João de Deus” was chosen as a basis method of teaching and mentoring. Thus, the ITS to develop should be autonomous, easy to use and have the ability to plan and organize the users actions and so, support them in the activity that’s to be perform. In this dissertation, we will expose and explain the development process that’s carried out for the production of such a system.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Engenharia Informática
URIhttps://hdl.handle.net/1822/37282
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
eeum_di_dissertacao_pg22757.pdf3,22 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID