Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/37277

TítuloLocalização indoor por identificação de marcos
Autor(es)Oliveira, Nuno Miguel Ferreira Leite
Orientador(es)Analide, Cesar
Palavras-chaveLocalização Indoor
Data1-Dez-2014
Resumo(s)Hoje em dia, existem diversos métodos para determinar a localização devido ao fácil acesso à Internet, GPS e outras tecnologias existentes. Existem sistemas bem conhecidos como o GoogleMaps, que permitem a visualização do planeta Terra através de satélite, como existem também aplicações que, recorrendo ao GPS, permitem indicar a localização do utilizador a partir de um smartphone ou do automóvel. Estas evoluções tornam o mundo mais pequeno, mas são apenas referências exteriores, mostrando ruas e edifícios. Neste projeto, foi desenvolvido um sistema de localização indoor, mapeando um edifício e colocando marcos identificadores espalhados pela sua área. Foi desenvolvida uma aplicação móvel Android e sem necessidade de ligação à rede, para que seja possível a qualquer pessoa utilizar. O programa permite ao utilizador escolher o seu destino pretendido de uma lista de locais do edifício. Ao ser lido um dos marcos no edifício através da aplicação, o utilizador tem acesso a informação do marco e do local a que o marco está associado. O utilizador pode visualizar as plantas do edifício onde é indicado o seu ponto de origem e um destino escolhido, de modo a ajudar o utilizador a lá chegar.
Nowadays, there are several methods to determine our localization due to the easy access to the internet, GPS and other technologies available. There are well-known systems like GoogleMaps, that allow the visualization of the planet Earth through satellite images, as well as other applications, which use the GPS signal to indicate our localization through a smartphone or in our car. These evolutions make the world smaller, but they are just outdoor references, showing streets and buildings. This project consists of a system for indoor localization, mapping a building and placing landmarks scattered around its area. It has been developed a mobile app using Android with no need to internet connection so everyone can use it. The program allows its user to select a destination from a set of locations, inside the building. When a landmark is read by the application, the user gets access to the information embedded on the landmark and the location related to it. The user can check the building's blueprints and where the starting point and the chosen destination are marked, in order to help the user to get there.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Engenharia Informática
URIhttps://hdl.handle.net/1822/37277
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
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