Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/37193

TítuloDo carte de visite ao snapshot digital: o retrato fotográfico e as representações de si
Autor(es)Lima, Aline Soares
Martins, Moisés de Lemos
Oliveira, Madalena
Palavras-chavePhotographic portrait
Self-representation
Photo card
Snapshots
Retrato fotográfico
Representações de si
Carte de visite
Snapshots
Data2012
EditoraUniversidade do Porto. Centro de Estudos das Tecnologias e Ciências da Comunicação (CETAC.media)
Resumo(s)O carte de visite marcou historicamente a massificação do retrato fotográfico e a consolidação da sua função social de representação. Quase um século e meio depois de sua invenção, as novas tecnologias da imagem e os seus gadgets fotográficos configuram a atualidade do retrato com os snapshots digitais. Nesta perspectiva, este artigo apresenta uma reflexão que busca aproximar o carte de visite das tecnologias pós-modernas de produção, difusão e consumo de retratos, discutindo sobre os processos de representação de si para a construção de uma imagem social. Para isto, estabelecemos uma relação entre os antigos cartes de visite e os atuais snapshots digitais presentes na rede social Facebook, questionando se « os snapshots digitais publicados nos perfis e álbuns do Facebook não serão uma versão pós-moderna do carte de visite ». Apesar das alternâncias e permanências nos modos de representação de si, concluimos que a função de representação do carte de visite e dos snapshots digitais é basicamente a mesma, ou seja, construir uma imagem social para o sujeito que seja capaz de identificá-lo e posicioná-lo perante determinado grupo social.
The carte de visite portrait was a crucial starting point on the historical massification of photography portrait and the consolidation of its social representation function. Nowadays, the digitals technologies and its photographic gadgets configure the current of the portrait with the digital snapshots. In that perspective, this article presents a reflection that aims to approach the carte de visite to post-moderns technologies of production, diffusion and consume of portraits, meanwhile discussing the process of the self-representations, and the construction of social image. Thus, we established a connection between the antiques carte de visite portrait and the actual digital snapshots in the social networking site Facebook, questioning if « the digital snapshots publishes in the profiles and image albums of Facebook are not a post-modern version of carte de visite ». Besides of the technological and cultural dimensions that separates a category of images one another, we can perceive some alternations and continuity in the self-representations forms. However, we conclude that the photo postcard’s representation function of portrait and of the digital snapshots is basically the same, that’s to build one’s social image, capable of identifying him as a member of a particular social group.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/37193
Versão da editorahttp://sopcom2011.up.pt/
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Atas em congressos | Seminários / conference proceedings

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
MLM_vii-sopcom.pdfArtigo em livro de atas351,52 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID