Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/36771

TitleAn engine for coordination-based architectural reconfigurations
Author(s)Rodrigues, Flávio Gonçalves
Advisor(s)Barbosa, L. S.
Oliveira, Nuno
KeywordsService-Oriented Architectures
Software Architectures
Reconfiguration
Reo
Coordination
Issue date11-Dec-2014
Abstract(s)In service-oriented architectures (SOA), services are seen as loosely-coupled components interacting with each other via connection of their public interfaces. Such interaction follows a (coordination) protocol usually established at design-time. However, in an environment where change is the rule rather than the exception, several aspects may contribute to a need for change in the way these services interact. To perceive the consequences of applying these changes beforehand is an ultimate requirement for SOA design. The dissertation of this MSc project proposes a practical approach to model reconfigurations of service coordination patterns. Its main contributions are a language for coordination reconfiguration design and a reconfiguration engine. This project is the part of a broader research initiative aiming at formally modelling, reasoning and analysing reconfigurations of coordination patterns in the context of SOA and cloud-computing.
Em arquiteturas orientadas a serviços (SOA), os serviços são vistos como componentes independentes que interagem uns com os outros através da ligação das suas interfaces públicas. Tal interação segue um protocolo (de coordenação) que normalmente é estabelecido durante o design. No entanto, num ambiente onde a mudança é a regra e não a excepção, vários factores podem contribuir para uma necessidade de alterar a forma como estes serviços interagem. Compreender as consequências da aplicação destas alterações com antecedência é uma exigência final para o desenho de uma SOA. Esta dissertação de mestrado propõe uma abordagem prática para modelar reconfigurações de padrões de coordenação de serviços. Para tal, as reconfigurações são especificadas (antes de serem aplicadas em tempo de execução) através de uma linguagem de domínio específico – ReCooPLa – que visa a manipulação de estruturas de coordenação de software, tipicamente utilizadas em SOA. Posteriormente, é apresentado um processador para a linguagem, construído de acordo com a abordagem tradicional para a construção de compiladores. Este processador inclui o parser, o analisador semântico e o tradutor. O principal resultado deste trabalho é um motor de reconfiguração, que usa as especificações ReCooPLa convenientemente traduzidas em código Java e aplica-as a estruturas de coordenação. Este projeto é parte de uma iniciativa de pesquisa mais ampla que visa modelar e analisar formalmente reconfigurações de padrões de coordenação no contexto de SOA e cloud-computing.
TypeMaster thesis
DescriptionMaster Course in Computing Engineering
URIhttp://hdl.handle.net/1822/36771
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
eeum_di_dissertacao_pg22826.pdf1,9 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID