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TítuloOpening the gates for the public in the media: problems posed to the audience discussion programmes
Autor(es)Ribeiro, Fábio Fonseca
Palavras-chaveAudience discussion programmes
Citizens' participation
Portuguese television and radio
Programas de opinião pública
Participação do cidadão
Rádio e televisão portuguesa
DataDez-2012
EditoraAssociação Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM)
RevistaEstudos de Jornalismo
Resumo(s)Today’s media landscape resembles much of León’s (2010) interpretation of «a new informational ecosystem». However changes are not exclusively in terms of the content, as «drama, comic and spectacular» (Meyer, 2003) emerge as frequent news value in current media productions. Journalism, in particular, seems to demonstrate a special interest in what kind of contributions people are able to offer to their work. Especially in these present times, fostered by particular technological developments, media have been able to develop several strategies to enhance people’s contributions in their formats, such as ‘citizen journalism’, pools and queries. Given this evolutionary context, which tends to strengthen people’s actions to some media formats, thus it is probably helpful to analyze how media institutions are working towards letting people talk in these specific spaces. Positioning this topic under the concept of the ‘citizens’ engagement’ in media (Moreno, 2007; Carpentier, 2008), our observation will focus on two emblematic formats of public opinion on Portuguese radio and television. Hence, a comparison will be drawn according to several criteria: portrait of the participants (listeners and viewers) that take part in these formats; topics discussed, alongside a description of the commentators or guests invited by media productions (gender, provenience, invitation (actor/observer), job, programme and subject relationship. In this sense, we have chosen two of the most emblematic audience discussion programmes - a concept posed by Livingstone and Lunt (1992), - such as Fórum TSF (TSF radio), and Opinião Pública (SIC Notícias, tv channel). This paper also grants a particular focus to the role of digital media, whether these platforms constitute real opportunities for public intervention or simply express a recent tendency in media and society. This study has also been represented in the research project «TV journalism and citizenship: the struggle for a new digital public sphere», held in the Communication & Society Research Centre, in the University of Minho, (Braga – Portugal), which has worked as a permanent observatory of Portuguese television journalism.
O estado actual do jornalismo nacional e internacional apresenta-se sob a forma de um «novo panorama informacional» (Léon, 2010). A forma como os jornalistas e as fontes de informação se relacionam ou os cidadãos entram nas rotinas jornalísticas configuram alguns exemplos de situações que não têm qualquer paralelo com o passado. O próprio conteúdo das matérias noticiosas, que versam aspectos da esfera do «drama, cómico e espetacular» (Meyer, 2003), concorrem para a emergência de novas avenidas no interesse jornalístico. Por outra parte, trabalhar como profissional nesta área induz a uma certa dependência crescente das tecnologias de comunicação avançadas, acompanhadas pela multiplicação de formas de ‘dar a notícia’. Também no segmento particular da relação que o jornalismo tem vindo a manter com os cidadãos existem algumas mudanças, à medida em que novas formas de integração do público têm vindo a marcar alguns espaços de mediação jornalística. Neste contexto evolutivo, será eventualmente adequado proceder a uma reflexão sobre o modo como algumas instituições mediáticas trabalham hoje em dia para permitir que o público intervenha nos seus formatos. Partindo de um conceito que vários autores têm descrito como ‘participação dos cidadãos nos media’ (Moreno, 2007; Carpentier, 2008), estabelecemos um olhar comparativo entre dois programas de opinião pública na rádio (Fórum TSF) e televisão (Opinião Pública, SIC Notícias) portuguesas. Esta abordagem problematiza, por conseguinte, os espaços públicos que o jornalismo promove com estes programas, pensando na natureza dos temas debatidos e dos comentadores escolhidos pelas produções para a figura de comentário. Por outro lado, analisaremos as formas de entrada dos ouvintes ou telespetadores nestes formatos, tentando perceber que nível de destaque as tecnologias de comunicação, onde pontificam algumas redes sociais, têm proporcionado para o efeito. Este artigo enquadra-se nas reflexões produzidas no âmbito do projeto de investigação «Jornalismo televisivo e cidadania: os desafios da esfera pública digital», em curso no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), da Universidade do Minho, que tem vindo a trabalhar como um observatório permanentemente do jornalismo televisivo português.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/36698
ISSN2182-7044
Versão da editorahttp://www.revistaej.sopcom.pt/ficheiros/20130103-revista_final.pdf
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals

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