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TítuloA liberdade académica e os seus inimigos
Autor(es)Martins, Moisés de Lemos
Palavras-chaveUniversidade
Modernidade
Vocação e missão universitárias
Avaliação de desempenho
Governação da universidade
Liberdade académica
Data2015
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
RevistaComunicação e Sociedade
Resumo(s)Em nome da certificação da ‘qualidade’ e da ‘excelência’, a Universidade parece hoje condenada a celebrar apenas procedimentos, que no ensino e na investigação certificam rotinas e conformidades, eficiências e utilidades, confirmando a hegemonia da razão instrumental. É meu propósito, neste ensaio, todavia, refletir sobre a liberdade académica na universidade. Esta questão impõe que façamos recair a nossa interrogação sobre a natureza da própria universidade, sobre a profissão académica, e também sobre a sua vocação e missão. O que é, hoje, a universidade? Que forças a atravessam? Que abalos tem sofrido? A que ameaças está sujeita? Que contradições são as suas? Com que exigências se confronta? Que respostas têm que ser as suas?
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/36695
DOI10.17231/comsoc.27(2015).2109
ISSN2183-3575
Versão da editorahttp://revistacomsoc.pt/index.php/comsoc/article/view/2109
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals

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