Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/36390

TítuloEstratégias de internacionalização de empresas de construção nacionais
Outro(s) título(s)Internationalization strategies for portuguese construction companies
Autor(es)Carvalho, Renata Daniela Costa
Orientador(es)Teixeira, José M. Cardoso
Palavras-chaveInternacionalização
Setor da construção
Mercados internacionais
Riscos
Estratégias de internacionalização
Internationalization
Construction industry
International markets
Risks
Internationalization strategies
Data2014
Resumo(s)A construção é uma atividade económica de grande importância, quer pelos bens que produz, quer pelas suas ligações a outros setores económicos. No entanto, em Portugal, o setor perdeu a relevância que tinha, devido à conjuntura altamente desfavorável que o país vive, marcada por uma crise do mercado interno, agravada, nos últimos anos do decénio passado, com as consequências da crise financeira internacional. Perante este cenário, algumas empresas de construção nacionais optaram pela internacionalização como estratégia para angariar trabalho e, em alguns casos, para a própria sobrevivência. Mas a entrada em mercados internacionais é uma decisão complexa que deve ser adequadamente preparada e conduzida para que leve a bons resultados e com riscos de insucesso controlados, e não se compadece com decisões voluntaristas que possam ter o efeito contrário ao pretendido. A internacionalização não é estranha a várias empresas do setor desde longa data; o que é novo é que, no passado recente, esta opção cativou novas empresas, adquiriu novas motivações, e se revestiu de novos contornos que importa analisar. O objetivo desta dissertação é elaborar um estudo que permita uma abordagem à temática da internacionalização (modelos, estratégias e riscos). A ferramenta utilizada para obtenção de informação necessária foi a realização de entrevistas a duas empresas de construção portuguesas previamente selecionadas. Posto isto, procurou-se responder aos objetivos propostos considerando as respostas das entrevistas como informação complementar e testemunho real face ao conteúdo bibliográfico. Como resultado foi possível: identificar os motivos que impulsionam as empresas de construção portuguesas a internacionalizar-se e quais as dificuldades sentidas neste processo; apresentar os mercados mais procurados na atualidade e as razões da sua escolha; analisar os riscos associados à internacionalização; identificar quais as principais estratégias adotadas.
Construction is an economic activity of great importance both for the goods produced, and for its connections to other economic sectors. However, in Portugal, the sector has lost its relevance due to highly unfavorable conditions, because of the crisis of the domestic market, exacerbated by the consequences of the international financial crisis in the last years of the past decade. Against this background, some national construction companies opted for internationalization as a strategy to obtain work and, in some cases, for just surviving. But the entry into international markets is a complex decision that must be properly prepared and conducted for bringing about satisfactory results under controlled risks, and is not compatible with proactive decisions that may have the opposite effect to that intended. Internationalization is not strange to several national construction companies; what is new is that in the recent past, this option has attracted new businesses, acquired new motivations, and got new characteristics that must be analysed. The objective of this dissertation is to develop a study on the issues of internationalization (models, strategies and risks). The tool used for obtaining information was conducting interviews to two previously selected Portuguese construction companies. The objective of this has been to try to find an answer to the proposed objectives considering the responses of the interviews as complementary information and a real testimony against the literature survey. As a result it was possible to: identify the reasons that drive Portuguese construction companies to internationalize and the difficulties in this process; present the most popular markets today and the reasons for their selection; analyse the risks associated with internationalization; identify the main strategies adopted.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Engenharia Civil
URIhttps://hdl.handle.net/1822/36390
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
C-TAC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Renata Carvalho_2014.pdf1,93 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID