Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/36025
Título: | Youtube no pré-escolar: pesquisa, partilha e aprendizagem |
Autor(es): | Braga, Ilda Maria Marinho Moreira Teles |
Orientador(es): | Ramos, Altina |
Palavras-chave: | Educação-pré-escolar Youtube Meios digitais Aprendizagem Autoria Multiliteracias Pre-school education Digital media Learning Authorship Multiliteracies |
Data: | 2014 |
Resumo(s): | O papel fundamental da educação pré-escolar na formação das crianças necessita de
reconhecimento e divulgação por parte de todos os agentes educativos. É necessário inverter a
perspetiva de que a educação pré-escolar é um local de “guarda de crianças” enquanto os pais
trabalham e perceber que o jardim de infância é um local rico em aprendizagens fundamentais,
aprendizagens cognitivas, sociais e afetivas das crianças, crianças que têm uma atração natural pelas
tecnologias e que com elas convivem diariamente nos mais diversos locais.
O Youtube pareceu-nos ser um ambiente virtual adequado para recolha e partilha de
informação integrada nas aprendizagens das crianças em idade pré-escolar. O objetivo do estudo foi
verificar as implicações desse ambiente no dia-a-dia das crianças tanto na aprendizagem como na vida.
A fundamentação teórica do estudo aborda a evolução histórica da educação pré-escolar em
Portugal e os desafios que os educadores de infância enfrentam na atual era digital. A investigação
focou-se nos benefícios da utilização das tecnologias no Jardim de Infância de forma a que as crianças
se empenhassem na procura do conhecimento, sendo o Youtube o canal motivador de recolha e
partilha que potenciam a aprendizagem.
A metodologia utilizada na investigação foi de natureza qualitativa, particularmente o estudo de
caso. A recolha de dados baseou-se na observação detalhada das atitudes e aprendizagens das
crianças em idade pré-escolar em interação com as tecnologias e com os pares. Para além da
observação houve outros instrumentos de recolha de dados: notas de campo, conversas informais, emails
e comentários retirados do Youtube.
Para a análise de dados optámos pela análise de conteúdo.
A investigação levou-nos a concluir que a utilização das tecnologias no Jardim de Infância
apoiam a construção do conhecimento por parte das crianças e permitem o desenvolvimento de
múltiplas literacias. Foi também notório o desenvolvimento do sentido de autoria por parte das
crianças. The fundamental role of preschool education in the training of children requires recognition and disclosure by all educators. It is necessary to reverse the perspective that pre-school is a place of "childcare" while parents work and realize that nursery school is a place rich in fundamental, cognitive, social and affective learning. Children have a natural attraction to technology and live with it on a daily basis in various locations. We believe that Youtube is an appropriate virtual environment to gather and share information related to the learning of children at preschool age. The aim of the study was to determine the implications of that environment both in the children’s learning and in their everyday life. The theoretical basis of the study discusses the historical development of preschool education in Portugal and the challenges that nursery school teachers face in today's digital era. The research focused on the benefits of using technology in nursery school so that children would engage in the pursuit of knowledge, Youtube being the channel that motivates the data gathering and the sharing that enhance the learning process. The methodology used in the research was qualitative in nature, particularly the case study. Data collection was based on detailed observation of the attitudes and learning of children at preschool age in interaction with technology and with their peers. In addition to observation, there were other instruments of data collection: field notes, informal conversations, emails and comments taken from Youtube. For the data analysis, we have chosen content analysis. The investigation led us to conclude that the use of technology in nursery school supports the construction of knowledge by children and allows for the development of multiple literacies. The development of the sense of authorship by children was also noticed. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação, (área de especialização em Tecnologia Educativa) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/36025 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ilda Maria Marinho Moreira Teles Braga.pdf | 2,92 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |