Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/36023

TítuloRecursos digitais no Jardim de Infância: a narrativa digital para promover multiliteracias
Autor(es)Teixeira, Senhorinha das Dores de Sousa
Orientador(es)Ramos, Altina
Data2014
Resumo(s)Perante a realidade social e as mudanças que se verificam atualmente, no campo dos novos paradigmas educativos, os Educadores não podem descurar a importância dos novos recursos educativos tecnológicos que existem e já fazem parte do contexto social e familiar. Devem, por isso, aceitar os novos desafios colocados por essas tecnologias. Na procura de respostas válidas e credíveis para o uso de recursos digitais no jardim-deinfância, implementámos o projeto de investigação “Narrativas Digitais”, onde procurámos demonstrar que os novos recursos educativos digitais são uma ferramenta tecnológica muito útil no desenvolvimento de multiliteracias em contexto de Jardim-de- Infância. Mudar práticas pedagógicas, no sentido de criar e dinamizar atividades que desenvolvam o gosto por aprender nas crianças em idade pré-escolar, foi o propósito deste estudo, implementado numa sala do Jardim-de-Infância, com crianças de 5 anos, no ano letivo 2013-2014. Procuramos com o estudo observar, através da criação de histórias utilizando meios digitais, como esses meios podem ajudar a construção do saber nas crianças e alunos de hoje. Para responder à questão principal da investigação “A utilização dos recursos digitais no Jardim-de-Infância, nomeadamente a criação de narrativas digitais, promove o desenvolvimento de multiliteracias, em crianças do Pré-Escolar?” desenvolvemos um estudo de caso. A recolha de dados foi feita através de observação participante, entrevistas, comentários das partilhas e publicações no blogue. Para a análise desses dados recorremos à análise de conteúdo. Foi possível concluir que houve mudanças significativas nas práticas pedagógicas, com reflexos no desenvolvimento dos contextos educacionais, numa articulação entre escola - família e outros parceiros sociais. Verificamos ainda que, neste contexto, os meios digitais desempenharam um papel importante na construção do conhecimento por parte das crianças, particularmente no que se refere a literacia múltiplas.
Through social reality and the changes that are currently being verified in the field of new educational paradigms, educators cannot ignore the importance of new technological and educational resources that are already part of the family and social context. Therefore, they must accept new challenges posed by these technologies. In order to search for valid and reliable answers for using digital resources in a nursery, a research project called "Digital Narratives" was implemented, which seeks to demonstrate that new digital learning resources are a very useful technological tool in the development of multiliteracies within the context of a nursery. The purpose of this study was to change pedagogical practices in order to create and develop activities which encourage a love of learning for pre-school aged children. This was implemented in a nursery room of 5 year old children, in the 2013-2014 academic year. With this study and by creating stories using digital media, we try to observe how these can help the construction of knowledge in today’s children and students. To answer the main research question, "Does the use of digital resources in a nursery, namely the creation of digital storytelling, promote the development of multiliteracies for children in pre-school?” we developed a case study. Data was collected through participant observation, interviews, shared reviews and blog posts. To analyse this data we looked at analysing the content. It was possible to conclude that there were significant changes in pedagogical practices. This was reflected in the development of educational contexts, articulated between school - family and other social means. We have also noticed that, within this context, digital media played an important role in the construction of knowledge for children, in particular, regarding multiple literacy.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/36023
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Senhorinha Teixeira_2014.pdf2,9 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID