Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/35925

TítuloO recurso à Web 2.0 na sala de aula de física e química: um estudo com professores e alunos dos ensinos básico e secundário
Outro(s) título(s)Using Web 2.0 in the Physical Sciences classroom: a study with secondary school teachers and students
Autor(es)Pinto, Manuela Maria Carvalho Vieira
Orientador(es)Freitas, Mário
Leite, Laurinda
Data2014
Resumo(s)A Web 2.0 transformou a Internet num verdadeiro espaço de colaboração, interação, comunicação e compartilhamento de conhecimento, oferecendo ao utilizador uma multiplicidade de aplicativos gratuitos e versáteis que podem ser potenciadores do desenvolvimento de múltiplas aprendizagens e experiências colaborativas entre professores e alunos. A presente investigação teve como objetivo geral averiguar as representações que professores do grupo 510 (Física e Química) e alunos tinham sobre as práticas de utilização da Web 2.0 nas aulas de Ciências de Físico–Químicas e Física e de Química A, nomeadamente: até que ponto estaria a ser usada em contexto educativo; e que potencialidades e limitações lhe eram reconhecidas, em geral, e a algumas das suas ferramentas, em particular, designadamente na área das ciências. Para concretizar estes objetivos, fizeram-se dois estudos. Um dos estudos envolveu seis professores do grupo 510 e no outro participaram 120 alunos, 60 do ensino básico (EB) e 60 do ensino secundário (ES), pertencentes a três escolas diferentes, dos concelhos do Porto, Santo Tirso e Fafe. Os dados foram recolhidos por entrevista, no caso dos professores, e por questionário, no caso dos alunos. Os resultados sugerem que a maioria dos professores já faziam uso das TIC em contexto de sala de aula. Desconheciam, no entanto, o conceito Web 2.0 e as suas ferramentas, apesar de afirmarem que faziam uso de algumas delas, quer na sala de aula, quer para trabalho próprio. Segundo eles, estas ferramentas podem contribuir para uma regulação positiva do ensino e aprendizagem, e promover a autorreflexão do próprio professor sobre as suas práticas letivas. Os alunos disseram sentir-se a vontade com os computadores e com as ferramentas Web 2.0, que já as usavam no seu dia-a-dia e como auxiliares das tarefas escolares, e confirmaram o seu uso, por parte dos seus professores, em diversas disciplinas, inclusive nas ciências. Segundo eles, o youtube e os motores de busca são as ferramentas mais usadas em contexto sala de aula. O estudo revelou, ainda, que não há consenso entre os professores no que concerne às competências nem às literacias desenvolvidas. Para os professores, as principiais razões apontadas para o limitado uso da Web 2.0 são a falta de formação, de conhecimento, e de condições nas escolas, ou seja a falta de acesso a computadores e a Internet de qualidade nas salas de aulas. Reconhecem as potencialidades que este tipo de ferramentas possui, nomeadamente no ensino das ciências, e são de opinião que a própria escola entrou em uma tecnológica que não parará, pelo que a tendência será para usar, cada vez mais, a Web 2.0.
Web 2.0 has transformed the Internet in a collaborative and interactive space, where it is possible to communicate and share knowledge. Web 2.0 offers the user a large variety of free tools that may promote the development of diverse kinds of learning and that enable cooperative experiences involving students and teachers. The goal of this piece of research is to uncover the representations of a group of Physical Sciences teachers and of a group of students about the use of web 2.0 in Physical Sciences classes. Questions focusing to what extent it was being used, as well as about the educational vantages and disadvantages of web 2.0, as a whole, and of some of its tools for science teaching purposes. Two studies were carried out in order to attain these objectives. One focused on a group of six Physical Sciences teachers and the other involves 120 students, being 60 of them junior high school students; the other 60 high were secondary school students. Students belonged to three different schools, located in Porto, Santo Tirso and Fafe. Data from teachers were collected by means of an interview while data from students were collected by means of a questionnaire. Results suggest that most of the teachers were already using ICT in their classes. However, they were not familiar with the Web 2.0 concept as well as with its tools, even though they stated that they use some of them bot h in the classroom and for doing private tasks. They stated that those tools may both foster positive teaching regulation and may promote teachers’ reflexion on their own practices. Students mentioned that they feel comfortable with computers as well as with web 2.0 tools, that they were already using them, both in their daily contexts and to carry out school tasks. They also stated that their teachers, including science teachers, use Web 2.0 tools. According to them, youtube and search engines are the most classroom used Web 2.0 tools. In addition, the findings suggest that there is not an agreement among participants with regard to the competencies and the literacies that may be developed through Web 2.0. Teachers explained the reduced use of Web 2-0 based on the ideas of lack of knowledge and tools in schools. The latter is due to lack or bad quality of computers and/or of internet in the classroom. However, they acknowledge the educational value of the Web 2-0 tools, namely for science teaching purposes, and they believe that school entered a new technological era that will not stop evolving.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Ciências)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/35925
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Manuela Maria Carvalho Vieira Pinto.pdf2,55 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID