Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/35877

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSarmento, Teresa-
dc.contributor.authorFragoso, Maria Isabel Vieirapor
dc.date.accessioned2015-07-02T13:28:56Z-
dc.date.available2015-07-02T13:28:56Z-
dc.date.issued2015-01-25-
dc.date.submitted2014-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/35877-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Associativismo e Animação Sociocultural)por
dc.description.abstractVivemos numa sociedade em constante mudança, com o estabelecimento de relações sociais cada vez mais complexas, onde a educação deve ser permanente e comunitária numa correlação entre o plano educativo e o plano social. Este trabalho de investigação averigua o papel da Animação num contexto educativo caracterizado como Território Educativo de Intervenção Prioritária, explorando os seus conceitos e as suas metodologias. Deste modo, no marco conceptual teórico pesquisamos sobre os desafios da escola, a autonomia da escola, políticas educativas e os Territórios Educativos de Intervenção Prioritária, em relação com a animação sociocultural. Esta investigação centrou-se num Agrupamento de Escolas, assinalado como Território Educativo de Intervenção Prioritária, desde 2010. Teve como objeto de estudo a sua equipa multidisciplinar, o coordenador TEIP e um grupo de noventa e nove alunos envolvidos nas atividades de animação. Pela análise dos dados obtidos e apoiados na consulta teórica constatamos que a Animação Socioedudativa assume um papel importante na educação, e surge como potenciadora de mudanças de atitude, a nível pessoal e social, em resposta às novas exigências da sociedade.por
dc.description.abstractWe live in a society that is in constant change, with the establishment of social relationships every time more complex, where education must be permanent and communitarian. This project of investigation tries to perceive the role of Animation in an educational environment characterized as Educational Territory of Priority Intervention (TEIP), exploring the concepts and its methodology. This way, in the theoretic conceptual framework we research on the challenges of the school, the autonomy of the school, educational politics and the Educational Territory of Priority Intervention in relation with the sociocultural animation. This research was focused on a Grouping of Schools, marked as Educational Territory of Priority Intervention, since 2010. The multidisciplinary team, the TEIP’s coordinator and a group of ninety-nine students involved in the animation’s activities were the focus of its study. By the analysis of the data obtained and supported by theoretical consultation, we found that Socio-educational Animation assumes a very important role in education, and emerges as an enhancer to change attitudes in a personal and social level, as an answer to society’s demands.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAnimaçãopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectCulturapor
dc.subjectTEIPpor
dc.subjectAnimationpor
dc.subjectEducationpor
dc.subjectCulturepor
dc.subjectTEIP (educational territory of priority intervention)por
dc.titleAnimação socioeducativa num território educativo de intervenção prioritáriapor
dc.typemasterThesispor
dc.subject.udc37.015.3por
dc.identifier.tid201615908-
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Maria Isabel Vieira Fragoso.pdf2,69 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID