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TítuloEu ajudo-te, é fácil, eu também não sei escrever: impacto das tecnologias educativas, em contexto de Jardim de Infância, num processo de desenvolvimento de literacia digital e intergeracional
Autor(es)Pereira, Ana Cláudia de Castro
Orientador(es)Ramos, Altina
Palavras-chaveLiteracia digital
Literacia intergeracional
TIC no jardim de infância
Digital literacy
Intergenerational literacy
ICT in kindergarten
Data2014
Resumo(s)As relações intergeracionais na família e na sociedade estão a mudar de uma forma muito rápida, não só ao nível do apoio mútuo mas também como forma de transmissão de conhecimentos suportada por meios digitais, por parte dos mais novos, pelo que faz sentido, aproximar a literacia digital da literacia intergeracional Cabe, cada vez mais, ao professor, numa abordagem construtivista, criar estratégias que estimulem nas crianças estas e outras literacias, de forma inovadora e desafiante. Com efeito a educação e a formação dos cidadãos das sociedades dos nossos dias assumem uma importância crucial num processo de cidadãos ativos, críticos e com capacidade de intervenção no do ambiente em que se encontram (Bronfenbrenner,1996). Foi neste contexto que surgiu este trabalho, um estudo de caso orientado para responder à seguinte questão: Qual o impacto que as tecnologias podem ter num processo de aprendizagem digital e intergeracional em Jardim de Infância? A investigação foi realizada com um grupo heterogéneo de 19 crianças, com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos de idade e com um grupo de utentes do centro de convívio, num total de 17 utentes, com idades compreendidas entre os 74 e os 94 anos de idade, um trabalho de parceria numa perspetiva ecológica de desenvolvimento humano. A recolha de dados foi feita através de observação participante, das notas de campo e diário de bordo; recolhemos também as estatísticas de participação no blogue criado para o este estudo, ao longo da investigação. A análise dos dados foi efetuada por meio de análise de conteúdo. Os resultados obtidos permitem concluir que a utilização das tecnologias digitais em atividades intergeracionais, promovem um desenvolvimento direto e indireto entre as crianças e os idosos nos seus respetivos contextos; ao mesmo tempo são recursos acessíveis a todos num processo de partilha de saberes fundamental para um desenvolvimento integrado e global do individuo.
Intergenerational relationships in the family and in society are changing very quickly, not only at the mutual support level but also as a way of transmitting knowledge supported by digital means, by the younger, so it makes sense to approach digital literacy to intergenerational literacy. In a constructivist approach, it is, increasingly, the teacher’s duty to create strategies that stimulate these and other literacies to the children, in an innovative and challenging way. Education and training of citizens of the societies nowadays is, indeed, of crucial importance in the process of active and critical citizens with a capacity to intervene in the environment in which they find themselves (Bronfenbrenner .1996). It was in this context that this project emerged, a case study aimed to answer the following question: what impact may technologies have in a digital and intergenerational learning process in kindergarten? The investigation was performed with a heterogeneous group of 19 children, aged 3 to 5, and with a group of 17 users of the Recreation Center, aged 74 to 94, a partnership in an ecological perspective of human development. Data collection was done through participant observation, field notes and logbook. Throughout the investigation, we also collected the statistics of participation in the blog created for this study. Data analysis was performed using content analysis. The obtained results allow to conclude that the use of digital technologies in intergenerational activities promote a direct and indirect development among children and the elderly in their respective contexts; at the same time they are accessible resources to everyone in a process of knowledge sharing, essential for a global and integrated development of the individual.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/35874
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
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