Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/35760

TítuloEvolução das ideias sobre microrganismos em alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico
Outro(s) título(s)Evolution of ideas about microorganisms students in the 2nd Cycle of Basic Education
Autor(es)Trindade, Juliana Maria Ferreira de Oliveira
Orientador(es)Borges, Francisco Alberto Marques
Palavras-chaveConstrutivismo
Evolução das ideias
Mudança conceptual
Conceções prévias
Micróbios
Constructivism
Evolution of ideas
Conceptual change
Previous ideas
Microbes
Data2014
Resumo(s)O presente relatório surge, no âmbito do Mestrado em 1º e 2º ciclo do ensino básico, como consequência do projeto desenvolvido durante a prática de ensino supervisionada, na EB 2/3 de Gualtar, em Braga, numa turma do 6º ano. O projeto desenvolve-se no contexto das Ciências da Natureza, com base no tema “os micróbios”. Tem por principais objetivos conhecer as conceções prévias dos alunos acerca dos micróbios; confrontar as suas ideias com evidências experimentais e de outra natureza; conduzir a um progresso dessas conceções com base nas atividades desenvolvidas e na discussão dos seus resultados; verificar e avaliar as influências produzidas pelas atividades na aprendizagem dos alunos. Recorrendo a uma motivação inicial da temática, à aplicação de um pré-teste, ao desenvolvimento de um conjunto de atividades, a uma discussão e reflexão e por fim, à aplicação de um pós-teste, foi possível verificar uma notória evolução das ideias dos alunos, baseada numa mudança concetual, ao nível dos pontos-chave estabelecidos nesta temática: o conceito de “micróbio”, o lado prejudicial e benéfico destes seres vivos para o ser humano, a sua utilidade na composição dos alimentos e a sua biodiversidade. Foi, ainda, possível comprovar neste estudo que a maioria das conceções evidenciadas pelos alunos é coincidente com as referidas na revisão da literatura.
This report comes under the Master 1st and 2nd cycle of basic education, as a result of the project developed during the supervised teaching practice, in EB 2/3 Gualtar in Braga, a class of 6th grade. The project is developed in the context of Natural Sciences, based on the theme "microbes". Its main objectives meet the students' previous conceptions about the microbes; compare their ideas with experimental evidence and otherwise; lead to progress on the basis of these conceptions developed activities and discussion of results; verify and evaluate the influence produced by the activities on student learning. Using an initial motivation of the subject, applying a pre-test, the development of a set of activities, discussion and reflection, and finally applying a post-test, we found a marked evolution of ideas students, based on a Conceptual Change at the level of the key points established in this theme: the concept of "microbe", harmful and beneficial side to these living human beings, their usefulness in food composition and its biodiversity. It was also possible to demonstrate in this study that most conceptions evidenced by students are coincident with those in the literature review.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino (área de especialização em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/35760
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Juliana Maria Ferreira de Oliveira Trindade.pdf1,75 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID