Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/35631

TítuloGlobal sourcing e outsourcing: o caso da SapMetal
Autor(es)Sousa, Ana Cristina da Rocha Silva
Orientador(es)Crispim, José António Almeida
Silva, Bruno Manuel Pereira da
Palavras-chaveGlobal sourcing
Outsourcing
Setor metalúrgico e metalomecânico
Integração vertical
Metalworking sector
Vertical integration
Data2015
Resumo(s)Este trabalho incide sobre uma análise específica a uma empresa do setor Metalúrgico e Metalomecânico, a SAPMetal. Procurou-se através deste relatório verificar a sua estratégia de sustentabilidade em mercado internacional. Esta análise procurou enquadrar a empresa em termos de modo de atuação entre as demais empresas do setor, e respetivo comportamento estratégico face à literatura recente sobre integração vertical. Embora inconscientemente, a estratégia empresarial da SAPMetal poderá ser justificada através da Teoria das Redes, pois o aumento da sua competitividade baseia-se no desenvolvimento de contatos com os clientes. Para além da análise documental, o estudo comporta um conjunto de entrevistas a responsáveis de empresas do setor, e permitiu concluir que as estratégias adotadas na generalidade das empresas, apesar de serem o início de um processo de “internacionalização” precisam de à semelhança da SAPMetal investir mais na certificação da qualidade dos serviços prestados. Este estudo procura demonstrar as vantagens, fragilidades e desafios futuros que as PME portuguesas deste setor enfrentam.
This work focuses on a specific analysis of a company’s metalworking sector, SAPMetal. We wished to verify the company’s sustainability strategy in the international market. This analysis attempted to set the context of this company in terms of mode of action among other companies in the industry, and its strategic behavior vis-à-vis recent literature on vertical integration. It concluded that, although unconsciously, the business strategy of SAPMetal may be justified through the Theory of Networks as the growth of its competitiveness is based on the development of customer contacts. In addition to the documentary analysis, the study includes a series of interviews with heads of companies in the sector, and concludes that the strategies adopted in most companies, even though these are the starting point of a process of “internationalization”, need, similarly to SAPMetal, to invest more in the certification of quality of its services. This study seeks to demonstrate the advantages, weaknesses and future challenges that Portuguese SMEs in this sector are confronted by.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Negócios Internacionais
URIhttps://hdl.handle.net/1822/35631
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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