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https://hdl.handle.net/1822/35616
Título: | Análise das necessidades de formação contínua de professores do ensino secundário de Cabo Verde no contexto da revisão curricular |
Autor(es): | Vieira, Arlindo |
Orientador(es): | Pacheco, José Augusto |
Data: | 17-Set-2014 |
Resumo(s): | O presente estudo parte de uma questão central: “como articular a formação contínua, no contexto
de revisão curricular em Cabo Verde, nos seus modelos, processos e práticas, com as necessidades de
formação?” Para responder a esta questão, formulámos seis objetivos que orientaram a realização da
investigação. O primeiro objetivo procura analisar os pressupostos subjacentes aos conceitos de
inovação, mudanças e reformas curriculares; o segundo, analisar um quadro teórico-conceptual sobre
modelos de formação contínua no contexto do desenvolvimento profissional docente, fundamentado no
modelo de análise de necessidades; o terceiro, caracterizar as mudanças curriculares em Cabo Verde no
contexto da reforma do sistema educativo e do subsistema de formação dos professores do ensino
secundário; o quarto, analisar as práticas curriculares dos professores em função dos princípios da
revisão curricular; quinto, caracterizar as necessidades a partir das representações dos professores, e dos
demais agentes educativos; e finalmente, o sexto, estudar as áreas de intervenção prioritária para a
formação contínua de professores em função das competências definidas pela revisão curricular e das
práticas de organização e gestão da formação.
Para atingir estes objetivos, começámos por analisar, teoricamente, os conceitos de inovação,
mudanças e reformas curriculares e depois abordar, a análise de necessidades de formação contínua de
professores, em estreita ligação com situações problemáticas. A abordagem metodológica remeteu-nos
para a necessidade de elaborar um guião de inquérito por entrevista e três inquéritos por questionários,
tendo em vista a recolha de dados de opinião dos professores visados e dos informantes-chave. Os
inquéritos por questionário foram administrados a professores experimentadores do novo programa
(n=83), a coordenadores disciplinares (n=47) e a orientadores de programas (n=10). Foram entrevistados
professores experimentadores (n=11) e responsáveis técnicos dos serviços centrais do Ministério da
Educação de Cabo Verde (n=4), para além da recolha de dados através da análise documental, com
incidência no corpus legislativo, relatórios e memorandos.
Os resultados demonstram que a formação contínua de professores, no contexto de revisão
curricular de Cabo Verde, articula-se com as necessidades de formação, nos seus modelos, processos e
práticas, na medida em que procura superar as deficiências sentidas no exercício da profissão, aliadas ao
modelo desenvolvimento profissional contínuo, se centra na escola e nas reais necessidades dos
professores e do sistema educativo e assume, ao mesmo tempo, uma dimensão prospetiva e
retrospetiva, pesquisando necessidades potenciais e respondendo à satisfação de necessidades. Indicam,
também, que as áreas prioritárias de formação dos professores recaem na “abordagem por
competências”, decorrente da introdução de uma nova abordagem pedagógica no ensino, e na dimensão
do desenvolvimento curricular. This study seeks to answer the central question “how to articulate ongoing training in the context of curriculum reform in Cape Verde, in their models, processes and practices with training needs?” To answer this question, we established six (6) goals that led its orientation. The first objective aims to analyze the concepts underlying innovation , change and curriculum reform , the second examining the theoretical and conceptual framework on models of lifelong learning in the context of teachers' professional development based on needs analysis model , and thirdly , characterize the curricular changes in Cape Verde in the reform of the education system and and the training of secondary school teachers subsystem; the fourth analyzing the curricular practices of teachers arising from principles of curriculum revision , the fifth , to characterize the needs from representations of teachers and other educational staff of the school , and finally , the sixth , the priority intervention areas for teacher education based on competencies defined by curriculum revision and practices of organization and management training curriculum . To achieve these goals, we started by theoretically analyzing the concepts of innovation, change and curricular reforms and then addressing the needs analysis service teacher training, in close liaison with problematic situations. The methodological approach drived us to prepare a script of the interview survey and three surveys questionnaires in order to collect data from the opinion of teachers and targeted key informants. The questionnaire surveys were administered to teachers experimenters of the new program (n = 83), the disciplinary engineers (n = 47) and supervisors of programs (n = 10). Experimenters teachers (n = 11) Technical eresponsáveis the central services of the Ministry of Education of Cape Verde (n = 4) were interviewed, in addition to collecting data through document analysis, focusing on the legislative reports and memos corpus. The results show that the training of teachers, in the context of curricular revision of Cape Verde, is linked to training needs in their models, processes and practices , in that it seeks to overcome the shortcomings experienced in the profession , allied to model continuous professional development focuses on the school and the real needs of teachers and the education system and assumes the same time, a retrospective and prospective dimension, researching potential needs and responding to the needs of satisfaction. Also indicate that the priority areas of training of teachers fall into "competence approach," resulting from the introduction of a new pedagogical approach to teaching, and curriculum development dimension. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de doutoramento em Ciências de Educação (ramo do conhecimento em Desenvolvimento Curricular) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/35616 |
Acesso: | Acesso aberto |
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