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https://hdl.handle.net/1822/35121
Título: | “Somos as pessoas que temos de escolher, não são as outras pessoas que escolhem por nós.” Infância e cenários de participação pública: uma análise sociológica dos modos de codecisão das crianças na escola e na cidade |
Autor(es): | Trevisan, Gabriela |
Orientador(es): | Sarmento, Manuel Jacinto Christensen, Pia |
Palavras-chave: | Cidadania Cidadania infantil Sociologia da infância Participação política Crianças Cidadania fragmentária Citizenship Children’s citizenship Sociology of childhood Political participation Children Fragmentary citizenship Citoyenneté Citoyenneté des enfants Sociologie de l’enfance Participation politique Enfants Citoyenneté fragmentaire |
Data: | 24-Set-2014 |
Resumo(s): | A presente tese constitui uma análise sociológica da participação de crianças e jovens
em contextos públicos de codecisão, mobilizada a partir das discussões atuais sobre a
cidadania das crianças no quadro da Sociologia da Infância. Parte da consideração sobre
as alterações paradigmáticas no conceito de cidadania que discutem as suas redefinições
à luz de novas dimensões que ultrapassam os seus elementos mais tradicionais, como
direitos/deveres, território, nacionalidade, responsabilidade, para as reposicionar nas
dinâmicas de inclusão e exclusão de um estatuto pleno de cidadania, a par com a adoção
de novas perspetivas sobre a Infância. Introduz-se, aqui, a possibilidade teórica da
cidadania infantil. Os elementos de pertença, de direitos e de participaçãodas crianças
no espaço público serão fulcrais, atendendo-se à natureza situada, multidimensional e
ambígua das oportunidades que para esse efeito são criadas. A cidadania infantil
analisa-se a partir da perspetiva de complexidade e hibridismo dos fenómenos sociais,
atendendo-se às múltiplas especificidades que se colocam tratando-se de crianças,
observando-se os limites e constrangimentos a um estatuto que pode ser visto a partir de
uma lógica de “ambiguidade estatutária”. Esta tese pretende, por isso, englobar análises
contemporâneas no quadro da cidadania e da participação política, “ousando” a
consideração das crianças como elementos ativos e participativos dos contextos de vida
no espaço público. A escola e a cidade, enquanto elementos estruturantes de
oportunidades de vida e de participação em processos de envolvimento e de participação
política de crianças e jovens, são o seu foco central. A partir de diferentes atividades de
investigação realizadas com as crianças nesses contextos um conjunto de linhas de
discussão poderão traçar-se, nomeadamente as que possam desconstruir ideias mais ou
menos “romantizadas” sobre a sua participação, sobre o modo como os adultos a
entendem e proporcionam essas mesmas oportunidades e, no limite, sobre o lugar que
ocupam na sociedade vista de modo mais abrangente.
A partir de metodologias de caráter qualitativo e adotando uma perspetiva interpretativa
e de orientação etnográfica, e em dois contextos de investigação – a cidade de Aveiro e
o projeto das Cidades Amigas das crianças e uma EB 1º ciclo situada no Norte do País –
delimitaram-se episódios e narrativas de investigação com crianças e jovens sobre a sua
participação nos dois espaços. A partir destes episódios e narrativas, é possível
compreender os modos pelos quais as crianças são envolvidas em processos de
codecisão e de que modo estes são construídos, as suas perceções sobre os impactos e
limitações e sobre os modos como desejariam que esta acontecesse. A partir dos dados
de pesquisa, é possível considerar que a cidadania infantil se produz num estatuto
ambíguo, fragmentário e fortemente dependente de condições estruturais que com elas
são ou não criados de modo a favorecê-la e/ou constrangê-la. The thesis presents a sociological analysis of children and young people’s participation in public contexts of co decision making mobilized throughout main discussions on children’s citizenship from a Sociology of Childhood point of view. The main argument is set from paradigmatic changes in citizenship concepts that discuss it’s redefinitions from new dimensions that go beyond its traditional elements, such as rights/duties, territory, nationality, responsibility, in order to replace them into the dynamics of inclusion/exclusion of full citizenship status, alongside new perspectives on childhood and children, that introduce the theoretical possibility of children’s citizenship. Here, participation and membership in daily life contexts are crucial considering the located, multidimensional and ambiguous nature of spaces created for them. Children’s citizenship is analyzed from the complexity and hybridism perspective on social phenomenon taking into account the multiple specificities regarding children and their limits and constraints to status that can be defined as ambiguous. Hence, this thesis aims to bring together contemporary analysis on citizenship and political participation “daring” the consideration of children as politically active beings with knowledge on specific daily life contexts. Schools and the city as structuring elements of life opportunities and of participation in processes of political participation and engagement of children and young people constitute the main focus of analysis. From different research activities and instruments performed with children in those contexts a set of discussions can be put at place, namely the ones helping to deconstruct generally “romanticized” ideas on their participation, on the ways adults perceive it and make it possible on the place children occupy in wider society. Working with qualitative methodologies and assuming an interpretative and ethnographic orientation approach, two research contexts were studied – the Child Friendly Cities Project of Aveiro and a public elementary school located in Northern Portugal – and research episodes were build and research narratives written on children’s participation. From these episodes it was possible to understand the ways through which children are involved in decision making processes and how they are built, their perceptions on impacts and limitations and on ways they wished their participation could be built upon. From research data it is also possible to acknowledge that children’s citizenship is constructed under an ambiguous status that is highly dependent on structural conditions that are able to enable or constraint different participation strategies. Cette thèse offre une analyse sociologique de la participation des enfants et des jeunes dans des contextes publiques de codécision à partir des discussions actuelles sur la citoyenneté des enfants dans le cadre de la sociologie de l’enfance. Elle repose sur le fait que les changements paradigmatiques de la notion de citoyenneté discutent ces redéfinitions au regard de nouvelles dimensions surpassant les éléments les plus traditionnels tels que les droits/devoirs, le territoire, la nationalité, la responsabilité, pour les inclure dans les dynamiques d’inclusion et d'exclusion d'un statut de citoyenneté à part entière, de pair avec l’adoption de nouvelles perspectives sur l’enfance. On introduit, ici, la possibilité théorique d’une citoyenneté des enfants. L'appartenance, les droits et la participation des enfants à l’espace public sont essentiels si l'on tient compte de la nature située, multidimensionnelle et ambiguë des opportunités qui sont créées à cet effet. La citoyenneté des enfants s’analyse à partir de la perspective de complexité et d'hybridisme des phénomènes sociaux, en tenant compte des multiples spécificités engagées lorsqu'il s'agit des enfants. Il faut aussi prendre en considération les limites et les contraintes de ce statut qui peut être perçu à partir d'une logique «d’ambigüité statutaire». Cette thèse prétend donc inclure des analyses contemporaines dans le cadre de la citoyenneté et de la participation politique, en «osant» considérer les enfants comme des éléments actifs et participatifs dans les contextes de vie de l’espace publique. L’école et la ville, en tant qu'éléments structurants de possibilités de vie et de participation dans des processus d’engagement et de participation politique des enfants, en sont le point principal. À partir des différentes activités de recherche réalisées avec les enfants dans ces contextes, plusieurs lignes de discussion peuvent être tracées, en particulier celles qui sont liées à la déconstruction d'idées plus ou moins «romantiques» sur la participation des enfants, sur la façon dont les adultes la perçoivent et construisent ces opportunités et, finalement, sur la place qu’elles occupent dans la société, d'une manière générale. En utilisant des méthodologies qualitatives et une perspective interprétative et d’orientation ethnographique dans deux contextes de recherche – la ville d’Aveiro avec le projet «Villes amies des enfants» et une école élémentaire au Nord du Portugal –, on a délimité des épisodes et des récits de recherche liés à la participation des enfants et des jeunes dans ces deux espaces. À partir de ces épisodes et récits, il est possible de comprendre comment les enfants sont engagés dans des processus de codécision et comment ces processus sont construits. Mais ils permettent aussi de comprendre leurs perceptions sur les impacts et limitations et sur la manière comment ils souhaiteraient y participer. À partir des données de la recherche, il est également possible d'observer que la citoyenneté des enfants se produit dans un statut d’ambigüité, fragmentaire et très dépendent des conditions structurelles qui, avec elles ou sans elles, sont créées afin de favoriser et/ou de contraindre cette citoyenneté. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de doutoramento em Estudos da Criança (ramo de conhecimento em Sociologia da Infância) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/35121 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Teses de Doutoramento |
Ficheiros deste registo:
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