Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/34983

TítuloCampanhas contra o H1N1: análise comparativa das estratégias semióticas de Portugal e do Brasil
Autor(es)Rodrigues, Brenno Anderson Azevedo
Orientador(es)Ruão, Teresa
Data2013
Resumo(s)A presente investigação visa compreender as técnicas de persuasão latentes nas campanhas publicitárias impressas contra a gripe H1N1, realizadas no Brasil pelo SUS (Sistema Único de Saúde do Ministério da Saúde) e pela DGS (Direcção-Geral de Saúde de Portugal, através da análise das suas dimensões discursivas e visuais. Tendo por base a literatura de comunicação na saúde, elementos da semiótica social e os aspetos caracterizadores da publicidade social, pretendemos descobrir como a comunicação verbal e a não-verbal são construídas e organizadas, ambicionando induzir uma mudança de comportamento por parte dos profissionais que trabalham nos hospitais. Foi levado em conta não só o que está explicito na referida publicidade, como também foram abordados os aspetos implícitos das mensagens enviadas aos receptores. Desta forma, foi realizado um levantamento documental, a partir da proposta de temáticas sobre comunicação em saúde, publicidade social e semiótica social. A partir destes dados, trabalhamos na coleta do material gráfico utilizado pela administração de hospital, centros de saúde, universidades e locais públicos ou privados, incluindo o período em que a campanha foi realizada, visando problematizar aspetos relevantes levantados na busca teórica. A seguir, efetuamos de forma individualizada uma análise de discurso e posteriormente uma análise de imagem dos materiais divulgados nessas campanhas. Na etapa final da análise, a fase interpretativa, buscamos verificar os pontos similares e suas disparidades, bem como, as relações críticas entre as estratégias de cada campanha, explícitas e implícitas, e o que estará representado nos textos e imagens impressas.
This research aims to understand the techniques of persuasion in advertising campaigns latent print against avian H1N1, made in Brazil by SUS (Unified Health System of the Ministry of Health) and the Directorate-General of Health of Portugal, through the analysis of its dimensions discursive and visual. Based on communication in health, social elements of semiotics and social aspects of advertising, we intend to discover how verbal and nonverbal are built and are prearranged, aiming to induce a change of behavior on the part of professionals working internally in hospitals. He was taken into account not only what is explicitly mentioned in advertising, but also addressed the aspects of the implicit messages sent to its respective audience. Thus, a survey was conducted documentary from the proposed thematic communication in health, social advertising and social semiotics. From these data, we work in the collection of graphic material used by the administration of hospitals, health centers, universities and public or private places, including the period in which the campaign was conducted in order to discuss relevant issues raised in the theoretical search. Next, we perform an analysis of individualized speech and a later image analysis of materials published in these campaigns. In the final step of the analysis, the interpretation phase, we seek to verify the points similar and their differences, as well as the critical relationships between the strategies of each campaign, explicit and implicit, and that will be represented in the texts and images printed.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/34983
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

Ficheiros deste registo:
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