Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/34918

TitleGeração automática de casos de teste a partir de requisitos
Other titlesAutomatic generation of test cases from requirements
Author(s)Fernandes, Graciano Filipe Direito
Advisor(s)Machado, Ricardo J.
KeywordsTestes de software
Casos de teste
Casos de uso
Automatização de testes
Especificação de requisitos
Linguagens especificas de domínio
Desenvolvimento orientado a modelos
Software test
Test cases
Use cases
Test automation
Requirements specification
Domain-specific languages
Model-rriven development
Issue date2014
Abstract(s)O facto de vivermos num mundo cada vez mais informatizado e em que os sistemas informáticos já fazem parte do quotidiano das pessoas e das organizações levou a que os sistemas informáticos se tornassem cada vez maiores e mais complexos. Para se construir um sistema que dê resposta ao pretendido e que tenha qualidade, existe um processo de desenvolvimento que deve ser seguido. Durante o processo de desenvolvimento de software existem várias etapas pelas quais se tem de passar, uma dessas etapas é a de testes. Sendo a etapa de testes uma das mais “caras” em termos de recursos e tempo no processo de desenvolvimento de software, a automatização de processos que compõem esta área tornou-se um dos principais desafios e interesses para as organizações. Assim, nasceu a necessidade de se construir uma ferramenta que a partir dos requisitos especificados para um projeto de software conseguir-se identificar quais os casos de teste de uma forma automática, garantindo, não só, uma maior rapidez mas também uma maior qualidade no processo de identificação de casos de teste. O que consequentemente faz com que seja desenvolvido um produto de melhor qualidade. Deste modo, o tema abordado neste documento baseia-se no desenvolvimento de uma solução para um problema numa organização real. O facto da solução abordada neste documento ser realizada para uma organização real, faz com que existam processos e abordagens utilizadas na organização com as quais se tem de trabalhar. Uma das abordagens utilizadas na organização e consequentemente utilizadas para a criação da solução descrita neste documento é o conceito de DSL (Domain-Specific Languages), que são linguagens criadas para um domínio especifico e as quais são utilizadas nesta solução para a especificação dos casos de teste. Este trabalho apresenta uma contribuição para a área de testes de software, com a aplicação de uma solução que permita a identificação de casos de teste de uma forma automática a partir de requisitos especificados para um determinado projeto.
The fact that we live in a world increasingly computerized and the computer systems that are already part of everyday life of people and organizations that led to the computer systems become increasingly larger and more complex. To build a system that is responsive and has the desired quality, there is a developmental process that must be followed. During the process of software development there are various stages through which it must pass one of these steps is to test. As the stage of testing one of the most "expensive" in terms of resources and time in the software development process, the automation of processes that make up this area has become a major challenge for organizations and interests. So, the need to build a tool that was born from the specified requirements for a software project get to identify which test cases in an automated manner, ensuring not only greater speed but also a higher quality process identification of test cases. What therefore causes a better quality product is developed. This way, the issue addressed in this document is based on developing a solution to a problem in a real organization. The fact that the solution discussed in this document be performed to a real organization, means that there are processes and approaches used in the organization with whom they must work. One of the approaches used in the organization and consequently used to create the solution described in this paper is the concept of DSL (Domain-Specific Languages) are languages created for a specific domain and which are used in this solution for the specification of cases test. This work presents a contribution to the field of software testing, with the application of a solution that enables the identification of cases in an automatic way from test requirements specified for a particular project.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação
URIhttps://hdl.handle.net/1822/34918
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
DSI - Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_Graciano F. D. Fernandes_2014.pdf1,59 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID