Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/34865
Título: | Atividades, redes e lógicas de ação em educação: dispersão do Estado, governação e ação local |
Autor(es): | Antunes, Fátima Veloso, Esmeraldina Vilarinho, Emília |
Data: | 2014 |
Resumo(s): | Nesta comunicação analisamos dados preliminares recolhidos na primeira fase de um estudo, de carácter mais extensiva, através de entrevistas semi-estruturadas (e exploratórias) a responsáveis de um conjunto de instituições educativas não-escolares e escolares, públicas e privadas. Centramos a nossa análise em algumas dimensões do objeto de estudo: (i) Atores, processos e metamorfoses dos domínios público e privado, formal e não-formal em educação; (ii) Escalas, modos de coordenação e lógicas de ação em educação. Assim, apresentamos uma descrição de atividades educativas e analisamos as redes constituídas ao nível local entre escolas públicas e instituições e entidades privadas para assegurar a governação da educação e prover projetos de educação escolar e não-escolar, identificando os seus atores e cursos de ação envolvidos. Ensaia-se discutir a génese e a composição e a estrutura (Lima, 2007) das redes, as parcerias estabelecidas (Rodrigues & Stoer, 1998) e discute-se as lógicas de justificação e as racionalidades dos atores e entidades em interação. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
Descrição: | Publicado em “Ciências da educação : espaços de investigação, reflexão e ação interdisciplinar : atas do XII Congresso da SPCE”. ISBN 978-989-704-188-4 |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/34865 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SPCE2_EIXOS_BOOK CC (1).pdf | 1,2 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |