Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/34861

TítuloMediação socioeducativa: o caminho para o sucesso educativo de crianças e jovens numa instituição de acolhimento
Outro(s) título(s)Socioeducative mediation: the path to educational success of children and youth in a host institution
Autor(es)Oliveira, Maria das Dores Faria de
Orientador(es)Anastácio, Zélia
Data2014
Resumo(s)Num contexto em que crianças e jovens vivem numa instituição de acolhimento permanente é necessário incutir neles valores que lhes permitam triunfar num mundo cada vez mais inseguro, sendo que são crianças e jovens que acarretam demasiados “problemas” que os impedem de crescer “naturalmente”. Assim, torna-se essencial que estes seres possam usufruir de uma formação que lhes permita desenvolver as suas aptidões educativas, pessoais e sociais de forma a idealizarem um futuro melhor. A produção deste relatório tem como propósito descrever e analisar o trabalho realizado ao longo de 9 meses, um estágio desenvolvido numa instituição que acolhe crianças e jovens em risco com idades compreendidas entre os 0 e os 18 anos, nomeadamente a Fundação Bomfim. O estágio consistiu em combater a desmotivação e rejeição escolar, ou seja, o insucesso escolar destas crianças e jovens institucionalizados. Assim, os principais objetivos delineados para a resolução positiva desta problemática passaram por apoiar o estudo, estimulando o desenvolvimento de competências para as atividades da rotina escolar, e dinamizar ações de mediação socioeducativa que visassem potenciar a relação entre a criança/jovem e a escola, fomentando o sucesso educativo e o desenvolvimento de competências pessoais e socias. Como tal, foram desenvolvidas atividades relacionadas com o contexto escolar, realçando a importância da escola para o seu futuro; atividades relacionadas com métodos e técnicas de estudo e apoio ao estudo; atividades que pretendiam que as crianças e jovens valorizassem as suas capacidades; atividades lúdico-pedagógicas com o intuito de desenvolverem os conhecimentos escolares e ainda atividades relacionadas com a cidadania e sociedade com o objetivo de se tornarem melhores pessoas em sociedade. No final os resultados das crianças foram positivos, melhoraram notas, comportamentos em contexto escolar e social e tornaram-se mais conscientes da importância da escola para o seu futuro.
A context in which children and young people live in a permanent host institution is required to instill values that allowed them to succeed in an increasingly insecure world, given they are children and young people who carry too many "problems" that prevent them from growing "naturally". Thus, it becomes essential that these beings can benefit from a training that allows them to develop their educational, personal and social skills in order to idealize a better future. The production of this report aims to describe and analyze the work done along 9 months, an internship developed into an institution that welcomes children and young people at risk aged from 0 to 18 years old, namely Bomfim Foundation. The internship consisted in bridging the demotivation and school rejection, i.e., failure at school of these children and young institutionalized. Thus, the main objectives for the positive resolution of this problem passed for supporting the study, stimulating the development of skills for the activities of the school routine and boost socio mediation actions aimed at enhancing the relationship between the child / young person and the school, encouraging educational success and development of personal and social skills through issues related to the school context. As such, activities related to the school context were developed, highlighting the importance of school to their future; acquiring study methods and techniques; empowering children and young to valorize their cognitive abilities; implementing recreational and pedagogical activities with the aim of developing the school knowledge and activities related to citizenship and society aiming to become better people in society In the final, children results were positive, they improved their school qualifications, behavior in school and in social context, becoming more aware of the importance of school for their future.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional e Supervisão na Formação)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/34861
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Maria das Dores Faria de Oliveira.pdf
Acesso restrito!
2,96 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID