Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/34854

TítuloSer (se) diferente é ser (se) humano : construção de uma cultura de participação colaborativa no processo educativo num contexto escolar
Outro(s) título(s)Being different is being human : building a collaborative participation culture in the educational process in a school learning environment
Autor(es)Gomes, Ângela Cristela Campinho da Costa
Orientador(es)Pacheco, José Augusto
Palavras-chaveMediação
Diferenciação curricular
Regulação emocional
Diferença
Conflito
Dispositivo socioeducativo
Violência
In(disciplina)
Investigação / intervenção / ação
Mediation
Curricular differentiation
Emotional regulation
Difference
Conflict
Socioeducational device
Violence
In(discipline)
Investigation / intervention / action
Data2014
Resumo(s)A promoção da Mediação, enquanto processo comunicativo e educativo, visa desenvolver competências relacionais e afetivas, promover a gestão e regulação das relações interpessoais e a consequente melhoria do clima relacional do espaço escolar. Assim, apresenta-se como uma das respostas adequadas à diversidade de alunos a frequentar a escola pública, potenciando a intervenção socioeducativa. A investigação/intervenção ação segue a metodologia de estudo de caso, com a utilização de diversas técnicas de recolha (análise documental, observação não participante, entrevistas semiestruturadas e inquéritos por questionários) e análise de dados (análise de conteúdo e procedimentos estatísticos). O projeto visa a elaboração e implementação de um dispositivo de Mediação de Conflitos em duas turmas, no ano letivo de 2013/2014: uma turma de 6ºano de escolaridade e uma turma de um curso de educação e formação de nível 2, numa escola urbana do concelho de Braga. A intervenção tem como objetivos gerais: criar um espaço/oficina de mediação composto pelos diferentes agentes educativos; (equipa de mediação escolar); promover um clima de diálogo, de confiança, de identificação e de segurança na comunidade escolar; e aproximar os pais para a importância do processo de formação e de educação ao longo da vida pela valorização pessoal. O presente dispositivo é constituído por dez sessões práticas de intervenção (iniciais), sendo desenvolvidas semanalmente, com a duração de 90 minutos. As sessões planificadas visam o desenvolvimento de diversas problemáticas articuladas sob diferentes objetivos, com recurso a uma metodologia participativa. Torna-se crucial consciencializar os alunos e promover a sua reflexão e autorreflexão sobre os comportamentos adotados. Em síntese, e tendo por base o contexto em estudo, apesar de todos os constrangimentos externos, situações de imprevisto, barreiras na comunicação, características pessoais, sociais e culturais, concluímos, com base nas aprendizagens realizadas, que o balanço é significativamente positivo, tendo em conta a tomada de conhecimento, o esforço e empenho na reflexão das temáticas abordadas, bem como a articulação e transferibilidade das problemáticas abordadas com situações do dia a dia, por parte de alguns intervenientes. Denota-se, igualmente, um esforço para a alteração de alguns comportamentos que foram alvo de reflexão e diálogo no grande grupo. Ambos os grupos/turmas, após a intervenção, reconhecem o papel principal da Mediação quer na resolução de conflitos, quer na construção de uma convivência saudável.
The promotion of Mediation, as a communicative and educational process, aims to develop relational and affective skills, promote the management and regulation of interpersonal relations and the consequent improvement of the relational environment with the school place. Therefore, it presents itself as one of the adequate answers to deal with the diversity of students in attendance of public schools, potentiating the socioeducative intervention. The investigation/intervention action follows the methodology of case study, utilizing diverse collection technics (documental analysis, no participative observation, semiestructured interviews and surveys by questionnaires) and data analysis (content analysis and statistical procedures). The project aims the development and implementation of a Conflict Mediation device in two classes, in the 2013/2014 academic year: one 6º grade class and one level 2 educational and training class, both part of a urban school in the Braga county. The intervention has as its main goals: to create a space/workshop of mediation made up of the different educational agents; (school mediation team); to promote a sense of dialogue, trust, recognition and safety within the school's community; to raise the parents' awareness of the importance the formative and educational process has to the personal development. The present device is made up of ten practical intervention sessions (to start), developed weekly, each 90 minutes long. The planned sessions aim for the development of diverse problematics, resorting to participatory methodology. It is crucial to conscientize the students and to promote their reflection and self-reflection upon the adopted behaviors. In summary, and having as a basis the context in study, despite all the external constraints, unforeseen events, communication barriers, personal, social and cultural characteristics, we conclude, based on the learning results, that the outcome is significantly positive as shown by the knowledge gain, the effort and commitment towards the addressed themes, as well as the ability to relate the contents addressed to day to day problems by some of the intervenients. It was also visible an effort to change some of the behaviors addressed that were targeted through reflexion and dialogue on the large group. Both groups/classes, after the intervention, acknowledge the main role Mediation has, either in conflict resolution as in the development of a healthy coexistence.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização Mediação Educacional e Supervisão da Formação)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/34854
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
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