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dc.contributor.advisorMonteiro, Maria Rosa Valente Sil-
dc.contributor.authorFaria, Joana Daniela Martins Vilaça de-
dc.date.accessioned2005-11-10T16:42:05Z-
dc.date.available2005-11-10T16:42:05Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/3467-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Teoria da Literatura e Literatura Portuguesa.eng
dc.description.abstractO presente trabalho incide na temática dos estudos pós-coloniais, em geral, e na análise das obras de Mia Couto Terra Sonâmbula, A Varanda do Frangipani e O Último Voo do Flamingo, em particular. Como as três narrativas viajam pela história recente de Moçambique, analisam-se os períodos anterior e posterior à Independência, salientando-se a procura do autóctone e da identidade, em conflito com os tempos de globalização. Dentro da vertente pós-colonial, enfatizam-se as críticas presentes nos textos estudados, que transformam a arte do autor moçambicano numa literatura de intervenção social. A obra de Mia Couto é trabalhada, igualmente, num plano intertextual. As suas narrativas, apoiadas nos elementos naturais e marcadas pela tradição oral moçambicana que conflui na escrita, aproximam-se indubitavelmente das de José Luandino Vieira. Deste modo, o fio condutor de todo o estudo é a crítica pós-colonial, assente no final do imperialismo, numa frágil independência e na busca de um equilíbrio entre os tempos do passado e a pós-modernidade.eng
dc.description.abstractThis work relates to the post–colonial studies in general and, particularly, the analysis of Terra Sonâmbula, A Varanda do Frangipani and O Último Voo do Flamingo by Mia Couto. As the three narratives go through the recent history of Mozambique, we focus the periods before and after the Independence, pointing out the search for the autochthon and identity in conflict with the globalization era. Concerning the post–colonial period, we emphasize the criticism found in the studied texts which turn the Mozambiquean author’s art into literature of social intervention. Mia Couto’s writing is also worked in an intertextual plan. His narratives, based on the natural elements and marked by the Mozambiquean oral tradition that flows into his writing, undoubtedly get close to José Luandino Vieira’s. This way, the leading idea of the whole study is the post–colonial criticism, at the end of imperialism in a fragile independence process and in the search for an equilibrium between the time of the past and the post-modernity.eng
dc.language.isoporeng
dc.rightsopenAccesseng
dc.titleMia Couto – Luandino Vieira : uma leitura em travessia pela escrita criativa ao serviço das identidadeseng
dc.typemasterThesispor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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