Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/3434
Título: | Literatura infanto-juvenil e educação para os valores: leituras em torno de História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar, de Luís Sepúlveda |
Autor(es): | Azevedo, Fernando José Fraga de |
Palavras-chave: | Texto literário Valores Luís Sepulveda Efeitos perlocutivos Educação Alteridade |
Data: | 2003 |
Citação: | "Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación". ISSN 1138-1663. 10:8 (2003) 690-697. |
Resumo(s): | Ainda que o texto literário, graças à obediência ao princípio da ficcionalidade, não possa ser visto como uma cópia fiel da realidade, ele mantém com o mundo empírico e histórico-factual relações mediatas. Neste sentido, ele é capaz de contribuir para uma modificação substancial dos ambientes cognitivos dos seus leitores, originando aquilo que, em termos da filosofia da linguagem, é designado como efeitos perlocutivos. A este respeito, a obra do escritor chileno Luís Sepúlveda, História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar, é particularmente significativa. De facto, ela permite a um leitor bastante jovem contactar precocemente com um conjunto de valores considerados essenciais no quadro de um projecto educativo de gerações mais jovens. São eles, entre outros, os da amizade, da bondade, da solidariedade, do cumprimento da palavra dada, do respeito pela natureza, do amor à vida e, principalmente, o da aceitação de que o Outro, embora física, cultural ou psicologicamente diferente, deve ser respeitado, amado e educado para crescer autonomamente, sem tentativas, por parte daqueles que representam os educadores, de destruição dos seus próprios valores. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/3434 |
ISSN: | 1138-1663 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | DCILM - Comunicações |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Santiago2003.pdf | 144,43 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |