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https://hdl.handle.net/1822/34280
Título: | Contribuição para o desenvolvimento de um modelo de intervenção do design no artesanato |
Outro(s) título(s): | Contribution to the development of an intervention model of design in handicrafts |
Autor(es): | Ferreira, Ângela Augusta de Sá |
Orientador(es): | Neves, Maria Manuela Rodrigues, Cristina Maria dos Santos |
Data: | 8-Abr-2014 |
Resumo(s): | Os produtos artesanais foram caindo em desuso por serem dispendiosos e nem sempre
acompanharem as “exigências” dos consumidores. A globalização, a massificação e a rápida
circulação de bens permitem ao consumidor o acesso a uma ampla oferta de produtos
substitutos dos artesanais pelas suas características mais apelativas ao nível do preço, da
adequação às tendências, da facilidade de compra a até mesmo do fácil desprendimento na
substituição e troca. Produtos sem história, sem “alma” mas mais fashion e facilmente
descartáveis, rapidamente passaram a ter a preferência dos consumidores. Assim, e tendo
presente que o princípio básico de qualquer negócio é o de satisfazer as necessidades dos seus
clientes, que surge a urgência de reavivar o artesanato, i.e., a necessidade de recuperar o
passado para se conquistar o futuro. O design tem demonstrado, com exemplos de sucesso,
conseguir inverter o processo e transformar o artesanato em algo mais útil, mais atual e mais
apelativo, conseguindo uma troca de sinergias entre designers e artesãos com interesse para os
consumidores.
O presente trabalho de investigação tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento de um
modelo de intervenção do design no artesanato. Devido à escassa literatura, estudos e
conhecimento científico divulgado sobre o tema é percebido que o trabalho de campo precisa ser
vasto sendo necessário o modelo contemplar os designers, os artesãos e os consumidores.
Concluída a revisão da literatura aos conceitos de design, artesanato e comportamento do
consumidor, nomeadamente a teoria do comportamento planeado, a pesquisa empírica
desenvolve-se em várias fases e recorre a diversas metodologias de investigação: focus group,
questionários e estudos de casos por entrevistas.
A investigação inicia-se com a identificação das perceções dos consumidores mais jovens sobre
o futuro do artesanato têxtil. Os resultados confirmam o interesse e a valorização do artesanato
por parte dos jovens, assim como a recomendação de maior divulgação.
Posteriormente, os resultados do estudo às atitudes e perceções de consumidores sobre
artesanato (com uma faixa etária mais alargada) confirmam diferenças significativas em função
do género e grupo etário. As entrevistas de intervenientes críticos no panorama do artesanato têxtil (designers, artesãos e
especialistas) permitem o reconhecimento de uma relação funcional e com pontos comuns de
cooperação e parceria entre artesãos e designers, assim como, a identificação de valores e
conceitos comuns ao artesanato e ao design sustentável.
De seguida, os resultados do estudo junto de estudantes de design confirmam o reconhecimento
da sustentabilidade do artesanato, realçando a qualidade, o ciclo de vida alargado, a reutilização
e o reaproveitamento do artesanato. O artesanato têxtil é valorizado e considerado um produto
sustentável pelos futuros designers.
Neste contexto, segue-se o desenvolvimento do modelo teórico de intervenção do design no
artesanato (com base no modelo da teoria do comportamento planeado) e a sua validação na
relação oferta-procura, ou seja, aos designers e aos consumidores. Pretende-se, por um lado,
perceber o que influencia os designers a utilizarem técnicas ou temas artesanais em projetos de
design e, por outro, perceber o que influência os consumidores a comprarem produtos de design
de moda com técnicas ou temas artesanais.
O reconhecimento claro de uma boa capacidade explicativa do modelo permite concluir a
necessidade de maior colaboração de designers no artesanato de modo a permitir um futuro
sustentável para o mesmo. A necessidade de aumentar o comportamento de compra, pressupõe
uma maior divulgação do tema artesanato junto dos designers e dos consumidores. Handicrafts have become forgotten because they are costly and do not always meet the 'requirements' of consumers. Globalisation, massification and rapid circulation of goods, allow consumers access to a wide range of products which substitute handcrafted ones, by its most appealing features in price level, trend adequacy, ease of purchase, as well as the detached ease of substitution and exchange. Products without history, without "soul" but which are more fashionable and easily disposed of, have rapidly begun to have consumer preference. Thus, bearing in mind that the basic principle of any business is to meet the needs of its customers, which brings to rise the urgent need to revive the handicraft, i.e., the need to restore the past in order to conquer the future. The design has successfully demonstrated, the ability to reverse the process and turn handicrafts into something more useful, more current and more appealing, capturing an exchange of synergies between designers and craftsmen with interest in the consumer. This research paper aims to contribute to the development of an intervention model of design in handicrafts. Due to the sparse literature, studies and published scientific knowledge on the subject, it is perceived that the field work needs to be broadened, the model contemplating, designers, artisans and consumers. In completing the literary review of design concepts, handicrafts and consumer behavior, in particular the theory of planned behavior, the empirical research was developed in several stages and uses different research methodologies: focus groups, questionnaires and case studies through interviews. The research starts by identifying the perceptions of the younger consumer regarding the future of textile crafts. The results confirm the interest and appreciation of handicrafts by young people, and the recommendation for greater disclosure. Subsequently, the results of the study to the attitudes and perceptions of consumers towards handicrafts (with a wider age range) confirm significant differences by gender and age group. The interviews from key players involved in the panorama of textile crafts (designers, craftsmen and specialists), allows the recognition of a functional relationship and common points of cooperation and partnership between artisans and designers as well as, the identification of values and concepts common to the craft and sustainable design. Furthermore, results of the study with design students, supports the recognition of sustainability of the handicraft, enhancing quality, extended life cycle, reuse and recycling of the handicraft. Textile crafts are valued and considered a sustainable product by future designers. In this context, follows the theoretical model development of the intervention of design in handicraft (based on the model of the theory of planned behavior) and its validation in the supplydemand relationship, i.e., designers and consumers. It is intended, firstly, to understand what influences the designers to use technical or handicraft themes in design projects, and secondly, to understand what influences consumers to purchase products of modern design with handicraft artistry and theme. The clear acknowledgement of the self explanatory capacities of the model concludes the need for greater collaboration of designers in handicraft, in order to enable a sustainable future for the same. The need to increase the consumer’s attitude towards purchasing requires a greater disclosure of the handicraft theme amongst designers and consumers. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de doutoramento em Engenharia Têxtil (ramo de conhecimento em Gestão e Design) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/34280 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | DET/2C2T - Teses de doutoramento |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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PhD_Ângela Augusta de Sá Ferreira_2013.pdf | 7,82 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |