Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/34266

TítuloO esqueleto da campanha autárquica : o caso de Vila Nova de Gaia, 2013
Autor(es)Almeida, Carla Oliveira
Orientador(es)Coelho, Zara Pinto
Palavras-chaveComunicação estratégica
Sedução-persuasão-emoção
Campanha eleitoral
Estrutura interna
Eleitorado
Seduction-persuasion-emotion
Strategic communication
Campaign
Internal structure
Constituency
Data2014
Resumo(s)O presente relatório é resultado de uma análise, por meio de uma revisão da literatura, da articulação de ideias e de uma análise crítica do estágio feito em assessoria de imprensa, de uma campanha eleitoral realizada em Vila Nova de Gaia no contexto das autárquicas de 2013. Compreender até que ponto a estrutura interna de uma campanha eleitoral autárquica pode contribuir para o sucesso de um candidato, parte da necessidade de responder a uma série de fenómenos que ocorrem cada vez mais nos dias de hoje durante os períodos de campanha política eleitoral. Esses fenómenos são a escassez da racionalidade dos eleitores na hora de votar, o crescente uso da sedução-persuasão-emoção como estratégia de conquista do eleitorado, a influência da visibilidade pública dos candidatos na decisão de voto e o aumento da preocupação por parte do candidato de corresponder ao que o eleitorado espera. A estrutura interna utiliza uma estratégia de comunicação com os públicos, tornando-a em uma ferramenta capaz de fortalecer a imagem do candidato, permitindo também que os seus colaboradores, militantes e apoiantes sejam capazes de perceber as suas responsabilidades e os seus valores, agregando valor à marca (candidato/partido) e contribuindo para seu crescimento. As conclusões apontam para a importância de se ter de fazer um estudo de opinião pública antes de se definir a estratégia de comunicação, e para a necessidade de se fazerem sucessivos ajustamentos durante as campanhas, a fim de se perceber o que pretende o eleitorado e quais as suas expetativas.
This report is the result of an analysis by means of a literature review, the articulation of ideas and a critical analysis of the stage made in the press office, an election campaign in Vila Nova de Gaia in the context of local 2013. Understand the extent to which the internal structure of a municipal election campaign can contribute to the success of a candidate, part of the need to respond to a series of phenomena that occur increasingly these days during periods of political election campaign. These phenomena are the lack of rationality of voters when voting, the growing use of persuasion, seduction, excitement and strategy of conquest of the electorate, the influence of public visibility of the candidates in the voting decision and the increased concern on the part of the candidate match what the electorate expects. The internal structure uses a strategy of communication with the public, making it a tool that can strengthen the image of the candidate, also allowing its employees, members and supporters are able to realize their responsibilities and their values, adding value the brand (candidate/party) and contributing to its growth. The findings point to the importance of having to make a study of public opinion before defining the communication strategy, and the need to make adjustments during successive campaigns, in order to understand what the electorate want and what their expectations.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/34266
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório estágio em execução_31-10-2014.pdf10,15 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID