Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/33974

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Licínio C.por
dc.date.accessioned2015-02-18T14:37:31Z-
dc.date.available2015-02-18T14:37:31Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.issn0872-7643por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/33974-
dc.description.abstractEste artigo procura repensar as relações entre cidadania e educação. Critica-se a subordinação da educação à economia e à competitividade e também o conceito de cidadania limitado a um mercado de liberdades económicas, orientado para a constituição de consumidores. Neste contexto, são discutidas as possíveis contribuições de uma educação crítica para a constituição de sujeitos democráticos e para a democratização da democracia, concluindo-se que o princípio da performance competitiva conduz, no limite, a uma cidadania corroída e fragmentada.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Porto. Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.titleCidadania e Educação : adaptação ao mercado competitivo ou participação na democratização da democracia?por
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage71por
oaire.citationEndPage90por
oaire.citationIssue23por
oaire.citationTitleEducação, Sociedade & Culturaspor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.journalEducação, Sociedade & Culturaspor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Cidadania e Educação.pdf389,51 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID