Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/33892
Título: | Evolução do Grade Inflation entre instituições de ensino secundário público e privado em Portugal |
Outro(s) título(s): | Evolution of grade inflation between public and private secondary schools in Portugal |
Autor(es): | Melo, Helena Ferreira Barbosa de |
Orientador(es): | Silva, João C. Cerejeira da |
Palavras-chave: | Grade inflation Ensino secundário Ensino público Ensino privado Secondary schools Public schools Private schools |
Data: | 2014 |
Resumo(s): | A literatura indica que existem evidências de grade inflation no ensino, ou seja, de
aumentos contínuos das classificações atribuídas aos alunos sem o correspondente aumento no
desempenho académico. Esta dissertação estuda o impacto do tipo de instituição de ensino
secundário no grade inflation em Portugal. Este fenómeno produz uma redução no bem-estar da
sociedade, gera ineficiência económica, contribui para a queda da reputação nas instituições que
inflacionam as classificações, gera injustiças e desigualdade sociais entre estudantes e estimula
a redução de esforço na obtenção de elevadas classificações. Para a análise empírica utilizamos
os resultados dos exames nacionais e restringimos o estudo às disciplinas de Português B e
Matemática A, entre os anos 2001 e 2011, divulgamos pelo Júri Nacional de Exames. A
metodologia aplicada nesta dissertação utiliza uma regressão linear múltipla pelo método dos
mínimos quadrados (OLS). Concluímos que existem diferenças no grade inflation entre o ensino
secundário público e privado em Portugal. Para anos mais recentes, com exceção do ano 2011,
o desvio no grade inflation é superior no privado para a disciplina de Português B e, o grade
inflation é superior no público para a disciplina de Matemática A desde o ano 2009. Estes
resultados poderão indiciar uma inversão de tendência, relativos à evolução do grade inflation
entre o ensino secundário público e privado em Portugal. The literature indicates argues that there is evidence on the grade inflation in education, ie , the awarded higher acedemic without the corresponding increase in academic achievement. This dissertation studies the impact of the type of secondary institution in grade inflation in Portugal. For the empirical analysis, we use the results of the national tests and restrict study by the disciplines of Mathematics A and Portuguese B, between the years 2001 and 2011, released by the National Jury Examinations. This phenomenon produces a reduction in the welfare of society, generates economic inefficiency, contributes to the decline in the reputation of the institutions that inflate ratings, generates social injustice and inequality among students and encourages the reduction of effort in getting higher rankings. The data are in the official source of the National Jury of Examinations, The methodology applied in this dissertation, uses a multiple linear regression, by ordinary least squares (OLS). In this analysis, we concluded that there are differences in grade inflation between public and private secondary education in Portugal. By years more recent, with the exception of the year 2011, the deviation in the grade inflation is higher in private to the discipline Portuguese B and, the grade inflation is higher in public to the discipline of Mathematics A since the year 2009. These results may indicate a reversal of the trend, on the evolution of grade inflation between public and private secondary education in Portugal. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Economia, Mercados e Políticas Públicas |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/33892 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Helena Ferreira Barbosa de Melo.pdf | 2,3 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |