Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/33469

TítuloA comunicação da ciência e as estratégias online: o caso do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade
Outro(s) título(s)The communication of science and the online communication strategies: the case study of Communication and Society Research Centre
Autor(es)Magalhães, Ricardina Alexandra Silva
Orientador(es)Ruão, Teresa
Palavras-chaveComunicação da ciência
Ferramentas de comunicação online
Comunicação organizacional
Comunicação estratégica
CECS
Communication of science
Online communication tools
Organizational communication
Strategic communication
Data19-Nov-2014
Resumo(s)A ciência é uma atividade que propicia o desenvolvimento tecnológico, social, cultural e económico. Pela importância que assume na vida humana, é fundamental que esta se aproxime dos cidadãos, mediante a divulgação externa do seu trabalho, das suas descobertas e do seu pensamento. É importante, então, avaliar a forma como o mundo científico comunica, nomeadamente a capacidade de adequação da comunicação da ciência às novas ferramentas e às respetivas formas de interação com os públicos. Referimo-nos à comunicação digital que traz potencialidades acrescidas, face ao modo de funcionar da comunicação tradicional, mas que comporta igualmente riscos e desafios para as instituições de ciência. Neste contexto, procuraremos demonstrar que o investimento que é feito na comunicação online, inserida uma estratégia de comunicação sólida e coerente, pode trazer benefícios acrescidos à divulgação científica. O Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade tem como atividade a investigação científica no campo das Ciências da Comunicação. Divulgar os resultados da sua investigação tem sido uma preocupação primária para o Centro, o que inevitavelmente se cruza com a inquietação à volta do desinvestimento na ciência a que assistimos atualmente, tornando a avaliação das políticas de comunicação levadas a cabo no Centro uma necessidade premente, para demonstrar a importância da sua atividade e do financiamento necessário à sua prossecução. Neste contexto, esta investigação tem como finalidade descortinar a importância da comunicação online no âmbito da comunicação da ciência e da investigação científica. A comunicação online é, hoje, o centro nevrálgico da comunicação de qualquer organização, pela abrangência de públicos que atinge. Não deixa, no entanto, de ser um desafio acrescido, comunicar a ciência nos dias de hoje, pela especificidade da linguagem científica e pela dispersão dos meios, acompanhada da abundância de mensagens presentes no ambiente digital. Para este efeito, faremos uma auditoria de comunicação focando-nos nas ferramentas de comunicação online do CECS. Esta auditoria será feita com base numa triangulação metodológica que inclui: i) a aplicação de um inquérito por questionário aos investigadores do CECS, procurando descobrir a importância que atribuem à divulgação científica e tentar perceber qual a avaliação que fazem das ferramentas online utilizadas; ii) a análise de conteúdo que será feita às plataformas de divulgação online: o site; os posts do Facebook; as mensagens enviadas via e-mail; e a Newsletter; a realização de uma entrevista ao diretor do CECS, através da qual procuraremos descobrir a importância atribuída à divulgação científica do centro de investigação em estudo. Em função dos resultados desta avaliação, faremos propostas de melhoria da eficácia comunicacional.
Science is an activity that promotes the technological, social, cultural and economic development. Because of its prominence in human life, it is essential that it becomes closer to citizens through its dissemination outside of the space in which it is produced. It is important, then, to assess the way the scientific world communicates, including the ability of adequacy to the new tools of communication of science and their respective forms of interaction with the publics. We refer to digital communication that brings increased capabilities, in relation to the manner of functioning of traditional communication. In fact, we will try to demonstrate that the investment made in online communication, embedded in a strong and coherent communication strategy can bring increased benefits for scientific dissemination. The Communication and Society Research Centre conducts scientific research on Communication Sciences. Disseminating the results of their research has been a primary concern for the center, which inevitably intersects with the unrest around the disinvestment in science that we are presently witnessing, making the evaluation of communication policies undertaken at the Centre a pressing necessity, to demonstrate the importance of their activities and funding necessary for their continuation. Thus, this research aims to uncover the importance of online communication within science and scientific research communication. The online communication is today the center of communication in any type of organization, for the coverage of public it can reach. However, it doesn’t remain to be an increased challenge, communicating science these days, due to the specificity of the scientific language and the dispersion of ways to communicate, together with the abundance of messages present in the digital medium. For this purpose, we will audit communication, focusing us on the Communication and Society Research Centre online communication tools. This audit will be based on a methodological triangulation which includes: i) the application of a questionnaire to the CECS researchers, trying to discover the importance they attach to scientific dissemination and try to understand their assessment of online tools used; ii) analysis of content that will be made to the online dissemination platforms: website; Facebook posts; messages sent via e-mail; and Newsletter; conducting an interview with the director of CECS, which will seek to explain the importance of dissemination of scientific at the research center in study. Depending on the results of this evaluation, we will present proposals to improve communication effectiveness.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/33469
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ricardina Alexandra Silva Magalhães.pdf3,18 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID