Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/3338
Título: | Indagar e reflectir para melhorar |
Autor(es): | Cardoso, Elisabete P. C. |
Data: | 25-Out-2005 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) |
Citação: | In SILVA, Bento D. ; ALMEIDA, Leandro S., coord. – “Actas do Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, 8, Braga, Portugal, 2005” [CD-ROM]. Braga : Centro de Investigação em Educação do Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho, 2005. ISBN 972-8746-36-9. p. 2251-2256. |
Resumo(s): | Este trabalho tem como objectivo descrever uma experiência pedagógica realizada no âmbito de uma acção de formação pedagógica para docentes da Universidade do Minho entitulada "Transformar a Pedagogia pela Indagação Crítica da Prática". Neste contexto e a partir de um problema ou interesse identificado na sua prática pedagógica, os formandos tinham de desenvolver planos de acção e intervenção no terreno da prática no sentido de, pela reflexão e indagação crítica, melhorarem a qualidade da sua actuação. O problema por mim identificado foi a avaliação da aprendizagem de alunos em cursos de Engenharia à luz de novos processos de ensino mais centrados no aluno. Pretendi com a experiência efectuada estudar e melhorar o processo de avaliação dos alunos que trabalharam num ambiente de ensino/aprendizagem por projecto. Como formalizar, objectivar, tornar mais justa, clara e quantificável, para os alunos, a sua avaliação? A motivação para esta experiência prende-se com dificuldades sentidas, no passado, em proceder à avaliação dos alunos neste ambiente. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/3338 |
ISBN: | 972-8746-36-9 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | DSI - Sociedade da Informação |