Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/33182

TítuloBattery of reading assessment: description and validity studies
Outro(s) título(s)Bateria de avaliação da leitura: estudos de validade
Autor(es)Ribeiro, Iolanda da Silva
Viana, Fernanda Leopoldina
Santos, Sandra
Cadime, Irene Maria Dias
Sousa, Séli Chaves
Vale, Ana Paula
Spinillo, Alina Galvão
Palavras-chaveReading assessment
Item response theory
Elementary education
Learning disabilities
Data2014
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)
Resumo(s)In this paper the Battery of Reading Assessment [Bateria de Avaliação da Leitura - BAL] is described and the results of the validity studies are presented. The BAL includes five tests organized into three areas of assessment: word reading; reading comprehension of texts (narrative and expository); and listening comprehension of texts (narrative and expository). Each test consists of vertically scaled forms for Portuguese elementary students from grades 1 to 4. Criterion-related validity evidence was gathered for the five tests by studying, through correlation and regression analyses, the association between each test score and the results on other tests assessing reading, memory and vocabulary and on teachers assessment. The dimensionality of each test was studied through confirmatory factor analyses. The results provided evidence of statistically significant correlations of the tests with the external criteria and evidence of an acceptable fit for the one-factor solution for all tests.
Nesta comunicação são apresentados os estudos de validade da Bateria de Avaliação da Leitura (BAL) (PTDC/PSI-EDU/098592/2008). A BAL inclui cinco testes organizados em três domínios de avaliação: (a) a leitura de palavras; (b) a compreensão de textos (narrativos e informativos) na modalidade de leitura; (c) a compreensão de textos (narrativos e informativos) na modalidade oral. Cada teste é composto por versões equalizadas verticalmente para alunos do 1.º ao 4.º anos de escolaridade. Foi recolhida evidência de validade de critério para os cinco testes estudando-se, através de análises de correlação e regressão, a associação entre os resultados de cada teste e os resultados em outros testes de leitura, de memória e de vocabulário e, ainda, na avaliação dos professores. Estudou-se a dimensionalidade dos testes com recurso à análise fatorial confirmatória. Os resultados evidenciaram correlações estatisticamente significativas entre os testes e os critérios externos e permitiram confirmar a unidimensionalidade dos testes.
TipoArtigo em ata de conferência
DescriçãoPublicado em "Atas do 10.º Encontro Nacional (8.º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração", ISBN 978-972-8952-31-0
URIhttps://hdl.handle.net/1822/33182
ISBN978-972-8952-31-0
Arbitragem científicano
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIPsi - Livros de atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Battery of reading assement 1-4.pdfDocumento principal219,35 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID