Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/33182
Título: | Battery of reading assessment: description and validity studies |
Outro(s) título(s): | Bateria de avaliação da leitura: estudos de validade |
Autor(es): | Ribeiro, Iolanda da Silva Viana, Fernanda Leopoldina Santos, Sandra Cadime, Irene Maria Dias Sousa, Séli Chaves Vale, Ana Paula Spinillo, Alina Galvão |
Palavras-chave: | Reading assessment Item response theory Elementary education Learning disabilities |
Data: | 2014 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) |
Resumo(s): | In this paper the Battery of Reading Assessment [Bateria de Avaliação da Leitura - BAL] is described
and the results of the validity studies are presented. The BAL includes five tests organized into three
areas of assessment: word reading; reading comprehension of texts (narrative and expository); and
listening comprehension of texts (narrative and expository). Each test consists of vertically scaled
forms for Portuguese elementary students from grades 1 to 4. Criterion-related validity evidence was
gathered for the five tests by studying, through correlation and regression analyses, the association
between each test score and the results on other tests assessing reading, memory and vocabulary and on teachers assessment. The dimensionality of each test was studied through confirmatory factor
analyses. The results provided evidence of statistically significant correlations of the tests with the
external criteria and evidence of an acceptable fit for the one-factor solution for all tests. Nesta comunicação são apresentados os estudos de validade da Bateria de Avaliação da Leitura (BAL) (PTDC/PSI-EDU/098592/2008). A BAL inclui cinco testes organizados em três domínios de avaliação: (a) a leitura de palavras; (b) a compreensão de textos (narrativos e informativos) na modalidade de leitura; (c) a compreensão de textos (narrativos e informativos) na modalidade oral. Cada teste é composto por versões equalizadas verticalmente para alunos do 1.º ao 4.º anos de escolaridade. Foi recolhida evidência de validade de critério para os cinco testes estudando-se, através de análises de correlação e regressão, a associação entre os resultados de cada teste e os resultados em outros testes de leitura, de memória e de vocabulário e, ainda, na avaliação dos professores. Estudou-se a dimensionalidade dos testes com recurso à análise fatorial confirmatória. Os resultados evidenciaram correlações estatisticamente significativas entre os testes e os critérios externos e permitiram confirmar a unidimensionalidade dos testes. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
Descrição: | Publicado em "Atas do 10.º Encontro Nacional (8.º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração", ISBN 978-972-8952-31-0 |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/33182 |
ISBN: | 978-972-8952-31-0 |
Arbitragem científica: | no |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIPsi - Livros de atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Battery of reading assement 1-4.pdf | Documento principal | 219,35 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |