Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/33084
Título: | O ensino de chinês a crianças: dificuldades e estratégias de ensino |
Autor(es): | Cardoso, Ana Inês Costa |
Orientador(es): | Lam, Sun |
Data: | 2014 |
Resumo(s): | O presente relatório pretende explorar as actividades concretizadas durante o
estágio que realizei na Escola Secundária Carlos Amarante e na escola EB 2, 3 Dr.
Francisco Sanches, ambas situadas em Braga, assim como na escola primária A Torre
dos Pequeninos, em Santo Tirso, no âmbito do mestrado em Estudos Interculturais
Português/Chinês – Tradução, Formação e Comunicação Empresarial e do Projecto
Chinês nas Escolas. O estágio consistiu em leccionar chinês aos alunos destas três
escolas num regime de curso livre, alunos esses entre o 2º ano do ensino básico e o 12º
ano de escolaridade. O estágio teve a duração de um ano lectivo, sendo que a primeira
aula se realizou no mês de Outubro de 2012, e a última em Junho de 2013.
Por fim, este relatório pretende também abordar o tema do ensino da língua chinesa
a crianças do nível de escolaridade básico, passando pela facilidade ou dificuldade da
aprendizagem desta língua comparativamente a alunos mais velhos e as vantagens e
desvantagens do uso de certos métodos de ensino. The following report aims to explore the activities developed during the internship at the Carlos Amarante High School and Dr. Francisco Sanches Middle School, both situated in the city of Braga, as well as A Torre dos Pequeninos in Santo Tirso, as part of the Master’s Degree in Intercultural Studies Portuguese/Chinese and also as part of the Project Chinês nas Escolas. The internship consisted on teaching Chinese to the students of these schools in a free course schedule, to students between the 2nd year and the 12th grade. The internship lasted for an entire school year, the first class taking place in October 2012, and the last one in June 2013. Finally, this report also aims to examine the topic of teaching Chinese language to primary school children, analyzing the ease or difficulty in learning a new language in comparison with older students as well as the advantages or disadvantages in employing certain teaching methods. 这篇实习报告是本人在米尼奥大学孔子学院下设在布拉加两所教育机构 Escola Secund á ria Carlos Amarante , Escola EB 2, 3 Dr. Francisco Sanches 和Santo Tirso 的A Torre dos Pequeninos 内进行的汉语教学实习, 是中葡跨文化研究硕士课程的实习内容。实习以在上述两所学校教授的汉语兴趣 课程为基础,教学对象是五年级到十二年级的学生。实习为期一学年,从2012 年10 月开始,于2013 年6 月结束。 最后,该实习报告还探讨了基础教育阶段的汉语教学,探讨了与年龄更大的 学习者相比该年龄段学习者所特有的困难和优势,以及某些教学方法的优势和劣 势。 |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Estudos Interculturais Português/Chinês : Tradução, Formação e Comunicação Empresarial |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/33084 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado ELACH - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ana Inês Costa Cardoso.pdf | 2,25 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |