Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/3276

TítuloEducação e sociedade da informação: uma perspectiva crítica sobre as TIC num contexto escolar
Autor(es)Vieira, Maria Alexandra Nogueira
Orientador(es)Afonso, Almerindo Janela
Data2005
Resumo(s)A expressão sociedade da informação é indissociável dos processos de globalização económica capitalista e do actual papel dos Estados nacionais. Por isso, na generalidade dos discursos e das análises, a expressão é entendida como um desafio, em direcção ao qual é suposto que todos os cidadãos se mobilizem, com vista a alcançar a designada sociedade do conhecimento. Por esta razão, muitos dos teóricos da sociedade da informação invocam as escolas e os sistemas educativos como parte fundamental do processo de mudança ambicionado. Tal como noutras áreas da actividade humana, a introdução das tecnologias da informação e comunicação (TIC) em contexto escolar, tem vindo a ser alvo de reflexão e análise, em relação aos impactes que elas têm e às mudanças que podem provocar no processo de ensino-aprendizagem. Sendo a abordagem da temática educação e sociedade da informação complexa e geradora de controvérsia, incluímos a discussão sobre os sentidos e assunções em torno do uso polissémico, naturalizado e pouco problematizado, de vocábulos e expressões que perpassam em algumas visões e nos discursos. Assim, a aparentemente inócua e neutra solicitação à Educação em torno da sua suposta adesão à sociedade da informação, frequentemente referida nos discursos da União Europeia, foi também discutida, analisada criticamente e confrontada com as práticas dos actores educativos, neste caso através da análise de textos, entrevistas e inquéritos por questionário. Os ritmos actuais de permanente inovação tecnológica parecem não ser compatíveis com os ritmos dos contextos escolares, apesar das pressões que as escolas têm vindo a ser alvo no sentido de se adequarem à sociedade da informação. Os argumentos que têm promovido a implementação das TIC nas escolas previram que estas iriam facilitar os processos de ensino e promover ganhos para todos os alunos. Porém, as práticas dos actores educativos têm vindo a revelar que esta associação não é linear. Assim, a compreensão da generalização do uso das TIC em contextos escolares, como qualquer outra mudança em educação, exige abordagens complexas e integradoras, que permitam, por um lado, ajuizar as orientações nas suas potencialidades e limites e, por outro, alargar o conhecimento crítico desta realidade social.
The expression information society is intimately connected with the capitalist economic globalization and with the actual role of Nation-states. Therefore, in most speeches and academic analyses, the expression is perceived as a challenge toward which all citizens are supposed to move into. That is the reason why the information society theorists appeal to schools and educational system as fundamental part of the ambitioned changing process. As it happens in other human activities areas, the information and communication technologies (ICT) in school contexts have been target of analysis dealing with the impacts they have and the changing that they can improve in the learning process. The Education information society theme approach is complex and can create polemic. Therefore, we have included the discussion around the senses and assumptions of the vocabulary and expressions with polissemic, naturalized and unquestioned use which trespasses some visions and speeches. The apparently innocuous and neutral demand made to Education in order to go toward the information society, that is frequently mentioned in the European Union speeches, has been also discussed and critically analysed, and confronted with the educational actors’ practices. The present rhythms of constant technological innovation seam not to be compatible with the rhythms of schools context, despite of the pressures schools are been suffering to adjust themselves to the information society. The arguments which promote the ICT implementation in schools foresaw that these would make the teaching process easier and also promote benefits to all the students. Nevertheless, the schools actors’ practices have revealed that this association is not linear. Therefore, the understanding of the generalization of the ICT use in schools context, has any other changing in education, requires complex and integrant approaches which allow, by one site, to judge the orientations of its potentialities and limits, and, by another, to widen the critical knowledge of this social reality.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de Mestrado em Educação, área de especialização em Sociologia da Educação e Políticas Educativas.
URIhttps://hdl.handle.net/1822/3276
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese_Educacao_Sociedade_Informacao_AV.pdf3,27 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID