Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/3273

TítuloA aprendizagem cooperativa nas aulas de ciências da natureza
Autor(es)Gonçalves, António Jorge Batalha dos Santos
Orientador(es)Freitas, Mário Jorge Cardoso Coelho
Data4-Jul-2005
Resumo(s)Atendendo, em primeiro lugar que a Aprendizagem Cooperativa é uma abordagem a ser utilizada no contexto de ensino e aprendizagem das Ciências e que lhe está associada o termo “trabalho de grupo”, mais utilizado entre nós, e em segundo lugar pelas potencialidades atribuídas por alguns investigadores na aquisição de competências cognitivas, sociais, académicas e avaliativas suscitando grandes expectativas relativamente à sua implementação na facilitação da aprendizagem dos alunos, o presente estudo tem por finalidade averiguar qual o grau de importância que os professores de Ciências da Natureza (variável dependente) atribuem à implementação da aprendizagem cooperativa (variável independente) e identificar através da sua utilização ou não, as vantagens e desvantagens daí resultantes respectivamente. A amostra do estudo é constituída por 88 dos 157 professores do 4º grupo (Matemática e Ciências da Natureza) do Ensino Básico, pertencente a 25 escolas do distrito de Viana do Castelo colocados no ano lectivo de 2002/2003. Tendo em vista a prossecução dos objectivos utilizou-se um questionário como instrumento de investigação. Os resultados apontam no sentido de que a Aprendizagem Cooperativa é uma abordagem, segundo os professores de Ciências da Natureza, cada vez mais preconizada para ser utilizada no Ensino Básico, porque é assim que a escola actual, consciente de todas as vantagens deve promover o trabalho e o estudo em grupo, em que os alunos aprendem a trocar ideias e a participar num projecto comum. A cooperação em que todos os alunos trabalham juntos para atingiram um objectivo comum, revela-se segundo estes mesmos professores, a melhor estrutura social para a aquisição de competências a vários níveis, o que contraria toda a tradição individualista e competitiva da escola. Promover a consciencialização dos professores para a implementação da Aprendizagem Cooperativa na escola proporcionando-lhes, por exemplo, uma maior formação nesta área, permitir-lhes-ia compreender melhor e reflectir acerca do ensino e aprendizagem cooperativo, reconhecendo-lhe as suas potencialidades.
Considering, in the first place that Cooperative Learning is an approach to be used in the education and learning of Sciences context, and that it is directly related to the term "work group", commonly used by us, and furthermore, by the potentialities attributed by some investigators to the acquisition of cognitive, social, academic and evaluative abilities/skills, generating great expectations relatively to its implementation in the facilitation of pupils learning abilities, the present study has the main purpose of assessing the degree of importance that Natural Sciences teachers (dependent variable) attribute to the implementation of Cooperative Learning (independent variable) and to identify through its use or not, the resultant advantages and disadvantages respectively. The sample of the study is constituted by 88 of the 157 teachers of the 4º group (Mathematical and Natural Sciences) of Elementary School, a part of the 25 schools of the district of Viana do Castelo, with teaching positions in the school year of 2002/2003. To achieve our goals, the questionnaire was used as an inquiry instrument. The results point in the direction that Cooperative Learning is, according to Natural Sciences teachers, an approach praised to be used in Elementary School, as it is thus that the current school, aware of all the advantages must promote the work and the study group, where pupils learn to exchange ideas and to participate in one common project. The cooperation in which all pupils work together to achieve a common goal reveals, according to these same teachers, to be the best social structure to the acquisition of abilities/skills in several levels, which contradicts all the individualistic and competitive tradition of the school. To promote teacher’s awareness on the implementation of Cooperative Learning in School, providing them, for instance, with better training in this area, would allow them to better understand and reflect on teaching and cooperative learning, acknowledging its potentials.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Educação, na área de Especialização em Supervisão Pedagógica em Ensino das Ciências da Natureza.
URIhttps://hdl.handle.net/1822/3273
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
capa + capa et al.pdf
Acesso restrito!
258,73 kBAdobe PDFVer/Abrir
tese 2005.pdf
Acesso restrito!
3,36 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID