Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/32714

TítuloEducação para a saúde versus promoção da saúde : mudança concetual inocente?
Autor(es)Oliveira, Clara Costa
Editor(es)Remoaldo, Paula Cristina Almeida
Nogueira, Helena Guilhermina
Palavras-chaveEducação para a saúde
Promoção da saúde
Conferências da OMS
Salutogenia
Patogenia
Data2012
EditoraEdições Colibri
Resumo(s)Faremos uma abordagem histórica das expressões em estudo, no âmbito da OMS, indicando as ideologias que lhes subjazem, tendo anteriormente dado conta da evolução do conceito de educação no século passado. Serão ainda abordadas as várias gerações de Educação/Promoção da Saúde, bem como os vários níveis de prevenção defendidos pelos especialistas. Entre eles, será dada especial atenção ao quaternário, que só acredito poder ser efectuado com recurso ao âmbito educativo (formal e não formal) de cuidadores de saúde. Faremos ainda uma abordagem epistemológica dos pressupostos em que assenta a Promoção da saúde, propondo o modelo salutogénico de A. Antonovsky como um pré-paradigma que se avizinha possível, centrado na saúde, em detrimento de uma exclusiva focalização na patogenia. É ainda apresentada uma ampla bibliografia , que pode orientar os leitores interessados em aprofundarem as questões aqui apresentadas.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/32714
ISBN978-989-689-281-4
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:CEHUM - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
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