Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/32601

TítuloContributos da aprendizagem sobre puberdade e reprodução humana para o desenvolvimento da competência de ação em educação sexual no 6º ano de escolaridade
Autor(es)Viegas, Ana Fátima Aguiar
Vilaça, Teresa
Palavras-chaveEducação em sexualidade
Puberdade
Reprodução
Competência para a ação
Data2010
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
Resumo(s)Esta investigação, baseada no Paradigma Democrático de Educação para a Saúde, teve como principais objectivos comparar as características do conhecimento orientado para a acção de duas turmas de alunos do 6º ano, uma submetida a uma metodologia de ensino orientada para a acção e outra a um ensino tradicional, durante a aprendizagem do tema ‘Reprodução Humana e Crescimento’; comparar como evoluiu o seu conhecimento biológico e caracterizar como evoluiu a sua percepção sobre os comportamentos, atitudes e valores afectivo-sexuais dos adolescentes. O estudo de tipo quasi-experimental envolveu uma turma experimental (n=23) e uma controlo (n=20). O pré e pós-testes incluíram duas entrevistas de grupo focal e um questionário de conhecimento realizado individualmente. Durante o desenvolvimento do projecto foram recolhidos dados através da observação participante e análise de documentos. A análise de dados revelou que a turma experimental no final do projecto foi capaz de seleccionar um maior número de problemas e justificar mais criticamente a sua importância. Além disso, demonstrou conhecer um maior número de consequências e causas para os problemas de saúde sexual e propôs um maior número de estratégias de mudança, visões mais criativas e um maior número de acções. Globalmente, a evolução das concepções alternativas e a percepção sobre os comportamentos, atitudes e valores afectivo-sexuais dos adolescentes também foram mais positivas na turma experimental. Destes resultados emerge a necessidade de incluir o ensino orientado para a acção em educação sexual na formação inicial e contínua de professores e na organização curricular nas escolas.
This study based in the Democratic Health Education Paradigm, had as main objectives to compare the characteristics of the action-oriented knowledge of two classes from the 6th grade, one subjected to an action-oriented methodology of teaching and other to a traditional one, during their learning of the theme ‘Human Reproduction and Growth’; to compare how their biological knowledge developed and to characterize how their perceptions about the behaviour, attitudes and affective-sexual values of teenagers developed. The quasi-experimental study was conducted involving both experimental (n=23) and control (n=20) groups. The pre and post-tests involved two focus group interviews and a knowledge questionnaire carried out individually. During the development of the project, data through participant observation and documental analysis of the documents were collected. Data analysis revealed that at the end of the project the experimental class was able to select a greater number of problems and justify these important problems more critically than the control class. Moreover, showed more knowledge regarding the consequences and causes of sexual health problems and proposed a greater number of strategies for change, more creative visions and a greater number of actions. Overall, the evolution of alternative conceptions and perceptions about the behaviour, attitudes and affective-sexual values of teenagers was more positive in the experimental group. From these results, emerges the need to include action-oriented teaching in sex education in pre and in-service teacher training and in the school curriculum.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/32601
Versão da editorahttp://www.ua.pt/cidtff/PageText.aspx?id=11400
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
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Viegas, A. &Vilaça, T (2010).pdfDocumento principal2,51 MBAdobe PDFVer/Abrir

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