Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/32432

TítuloRumo à excelência escolar : imposição política, opção organizacional ou efeito cultural?
Autor(es)Torres, Leonor Lima
Palavras-chaveExcelência escolar
Cultura organizacional escolar
Processos de liderança
School excellence
School organizational culture
Leadership processes
Data2013
EditoraEdições Pedago
RevistaEducação, Temas e Problemas
Resumo(s)Integrado num projeto mais amplo sobre a excelência académica na escola pública, o presente artigo analisa as relações entre a cultura organizacional da escola e a construção da excelência escolar. Do ponto de vista teórico, propõe-se uma leitura crítica e contextualizada das perspetivas culturais e simbólicas, destacando os seus contributos para a compreensão dos processos de liderança escolar e sua relação com a produção de resultados. Esta abordagem apoia-se em alguns dados de investigação recolhidos no âmbito de um estudo de caso em curso numa escola secundária. Mobilizamos essencialmente dois tipos de informação: i) processos individuais dos alunos que desde 2003 integraram o quadro de excelência da escola, com classificações iguais ou superiores a 18 valores (numa escala de 0 a 20); ii) inquérito por questionário aplicado aos mesmos alunos. Apesar de os resultados preliminares desta pesquisa apontarem para a importância de considerar múltiplos fatores na fabricação da excelência, não deixa de merecer um destaque assinalável o peso dos fatores organizacionais e culturais, indicados pelos alunos, como centrais à obtenção de elevados níveis de desempenho escolar.
Being part of a wider project on academic excellence in public schools, these papers analyze the relationship between the school’s organizational culture and the school’s excellence construction. From the theoretical point of view, we propose a critical and contextualized reading of cultural and symbolic perspectives, with the emphasis on their contributions to understanding the processes of school leadership and its relationship with producing results. This approach is supported by some research data collected in a secondary school course. This study case mobilized essentially two types of information : i ) students who since 2003 have integrated the school’s excellence Role of Honor, with ratings equal to or greater than 18 values ( on a 0 to 20 scale) , ii ) survey questionnaire administered to the same students . Although the preliminary results of this research point out to the importance of considering multiple factors in manufacturing excellence, it still deserves a notable highlight the weight of organizational and cultural factors, indicated by the students as central to achieving high levels of academic performance.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/32432
ISSN1646-2831
Versão da editorahttp://www.ciep.uevora.pt/revista/Completa/RevistaEDUCACAO.pdf
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Artigo LLT completo Rev. Educação UE.pdfArtigo completo766,24 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID