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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAmaral, Argentil O.por
dc.contributor.authorAlmeida, Leandro S.por
dc.contributor.authorMorais, Manuel J.por
dc.date.accessioned2014-12-19T14:18:14Z-
dc.date.available2014-12-19T14:18:14Z-
dc.date.issued2014-12-
dc.identifier.issn0874-2391por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/32268-
dc.description.abstractTomando uma amostra de alunos moçambicanos (n = 1080), oriundos da cidade de Quelimane, que frequentavam a 8ª, 9ª e 10ª classes, procedemos ao estudo da precisão e validade dos resultados na Bateria de Provas de Raciocínio - versão BPR8/10 adaptada para Moçambique (Amaral, Almeida, & Morais, 2014). Trata-se de uma bateria que congrega cinco subtestes, que avaliam a capacidade de raciocínio recorrendo a itens de conteúdo verbal, abstrato, numérico, espacial e mecânico. Por problemas de falta de precisão, a prova de raciocínio mecânico foi retirada do estudo, tendo a análise fatorial com as restantes quatro provas sugerido a existência de um único fator latente, legitimando que se considere uma nota global na bateria nos estudos de validade. O rendimento académico foi obtido a partir das classificações escolares nas diferentes disciplinas curriculares. Os coeficientes de correlação sugerem uma associação moderada entre as habilidades cognitivas e o rendimento escolar dos alunos, sendo esses índices mais significativos quando o conteúdo curricular das disciplinas e o conteúdo dos itens dos cinco subtestes se aproximam. Por outro lado, também se observam coeficientes de correlação mais elevados quando se consideram notas globais na bateria e no conjunto das disciplinas curriculares.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Superior Politécnico Gaya (ISPGaya). Centro de Investigação e Desenvolvimentopor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectInteligênciapor
dc.subjectTestes de inteligênciapor
dc.subjectRendimento escolarpor
dc.subjectMoçambiquepor
dc.titleBateria de provas de raciocínio: Precisão e validade em alunos moçambicanospor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://pec.ispgaya.pt/edicoes/2014/PEC2014N2/index.htmlpor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage83por
oaire.citationEndPage96por
oaire.citationIssue2por
oaire.citationTitleRevista de Psicologia, Educação e Culturapor
oaire.citationVolume18por
sdum.journalRevista de Psicologia, Educação e Culturapor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem

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