Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/32268
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Amaral, Argentil O. | por |
dc.contributor.author | Almeida, Leandro S. | por |
dc.contributor.author | Morais, Manuel J. | por |
dc.date.accessioned | 2014-12-19T14:18:14Z | - |
dc.date.available | 2014-12-19T14:18:14Z | - |
dc.date.issued | 2014-12 | - |
dc.identifier.issn | 0874-2391 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/32268 | - |
dc.description.abstract | Tomando uma amostra de alunos moçambicanos (n = 1080), oriundos da cidade de Quelimane, que frequentavam a 8ª, 9ª e 10ª classes, procedemos ao estudo da precisão e validade dos resultados na Bateria de Provas de Raciocínio - versão BPR8/10 adaptada para Moçambique (Amaral, Almeida, & Morais, 2014). Trata-se de uma bateria que congrega cinco subtestes, que avaliam a capacidade de raciocínio recorrendo a itens de conteúdo verbal, abstrato, numérico, espacial e mecânico. Por problemas de falta de precisão, a prova de raciocínio mecânico foi retirada do estudo, tendo a análise fatorial com as restantes quatro provas sugerido a existência de um único fator latente, legitimando que se considere uma nota global na bateria nos estudos de validade. O rendimento académico foi obtido a partir das classificações escolares nas diferentes disciplinas curriculares. Os coeficientes de correlação sugerem uma associação moderada entre as habilidades cognitivas e o rendimento escolar dos alunos, sendo esses índices mais significativos quando o conteúdo curricular das disciplinas e o conteúdo dos itens dos cinco subtestes se aproximam. Por outro lado, também se observam coeficientes de correlação mais elevados quando se consideram notas globais na bateria e no conjunto das disciplinas curriculares. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Instituto Superior Politécnico Gaya (ISPGaya). Centro de Investigação e Desenvolvimento | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Inteligência | por |
dc.subject | Testes de inteligência | por |
dc.subject | Rendimento escolar | por |
dc.subject | Moçambique | por |
dc.title | Bateria de provas de raciocínio: Precisão e validade em alunos moçambicanos | por |
dc.type | article | - |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | http://pec.ispgaya.pt/edicoes/2014/PEC2014N2/index.html | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationStartPage | 83 | por |
oaire.citationEndPage | 96 | por |
oaire.citationIssue | 2 | por |
oaire.citationTitle | Revista de Psicologia, Educação e Cultura | por |
oaire.citationVolume | 18 | por |
sdum.journal | Revista de Psicologia, Educação e Cultura | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo bateria de provas de raciocínio.pdf | 887,48 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |