Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/31392
Título: | Eu e tu na aula de Inglês : reconfigurar os papéis pedagógicos rumo à autonomia |
Outro(s) título(s): | Me and you in the English class : reshaping pedagogical roles towards autonomy |
Autor(es): | Ribeiro, Maria Manuela Ferreira |
Orientador(es): | Vieira, Flávia |
Data: | 2014 |
Resumo(s): | Este estudo foi desenvolvido no âmbito da Dissertação de Mestrado em Ciências da
Educação na área de Supervisão Pedagógica na Educação em Línguas, da Universidade do
Minho, e diz respeito a uma intervenção pedagógica e investigativa realizada na área
curricular de Língua Inglesa, com uma turma do 6º ano de escolaridade de uma Escola E.B.
2,3, durante o ano letivo de 2010/2011.
Pretendendo reconfigurar os papéis pedagógicos da professora e dos alunos, numa visão
democrática e transformadora da educação, o estudo tinha como objetivos: (1) analisar
representações e perceções da professora e dos alunos sobre os seus papéis pedagógicos na
aula de Língua Inglesa; (2) reconfigurar os papéis pedagógicos da professora e dos alunos na
aula de Língua Inglesa, através de uma experiência orientada por pressupostos e princípios
de uma pedagogia para a autonomia, e (3) avaliar potencialidades e constrangimentos da
abordagem implementada.
Os intervenientes foram a professora-investigadora, numa perspetiva de autossupervisão,
uma turma do 6º ano de escolaridade, constituída por 25 alunos, e duas professoras
colaboradoras, com a função de observar e comentar práticas desenvolvidas. A abordagem
didática assentou em práticas de reflexão, regulação, negociação e autodireção, baseadas
em pressupostos de uma pedagogia para a autonomia. A informação, de natureza qualitativa
e quantitativa, foi recolhida através de questionários, diários, apontamentos reflexivos e um
contrato pedagógico.
Os resultados obtidos apontam para a possibilidade de reconfigurar os papéis pedagógicos
em sala de aula, através da criação de relações de interdependência democrática que
implicam escutar a voz dos alunos, partilhar o poder e negociar decisões pedagógicas. Este é
o primeiro passo de uma pedagogia para a autonomia. This study was developed within the Dissertation of the Master in Sciences of Education in the area of Supervision in Language Education, at the University of Minho. It involved a pedagogical research intervention in a 6th grade English class at an elementary school, developed during the academic year of 2010/2011. Aiming at reshaping the teacher and the students’ pedagogical roles within a democratic and transformative vision of education, it had the following objectives: (1) analyzing representations and perceptions of the teacher and the students about their roles in the English language class; (2) reconfiguring the roles of the teacher and the students in the English language class, through an experiment oriented by assumptions and principles of a pedagogy for autonomy, and (3) evaluating the potential value and constraints of the implemented approach. The participants were the teacher researcher, in a self-supervision perspective, a 6th grade class of 25 students, and two cooperating teachers who observed and commented on teaching practices. The didactic approach involved practices of reflection, assessment, negotiation and self-direction, based on assumptions of a democratic pedagogy for autonomy. Qualitative and quantitative information was collected through questionnaires, diaries, reflective notes and a learning contract. The results point to the possibility of reshaping pedagogical roles by developing relationships based on democratic interdependence, which entail listening to the students’ voice, sharing power and negotiating pedagogical decisions. This is the first step towards pedagogy for autonomy. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Línguas) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/31392 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Maria Manuela Ferreira Ribeiro.pdf | 4,94 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |