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dc.contributor.advisorMartins, Ana Paula Loução-
dc.contributor.authorCardoso, Berta Sofia Matos da Silvapor
dc.date.accessioned2014-11-26T11:07:56Z-
dc.date.available2014-11-26T11:07:56Z-
dc.date.issued2014-
dc.date.submitted2014-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/31353-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Dificuldades de Aprendizagem Específicas)por
dc.description.abstractEste estudo teve como finalidade conhecer a perceção dos alunos sobre as suas experiências de leitura em contextos familiares e comunitários, no âmbito da primeira fase do modelo de resposta à intervenção. Estudamos a população de 1432 alunos do 3.º ano de escolaridade de 12 Agrupamentos de Escolas do Concelho de Braga, num total de 85 turmas. Para este estudo foi utilizado um questionário denominado “Ler: A voz dos alunos”. Para a seleção de alunos em risco e alunos não em risco foram utilizados os dados recolhidos através uma prova de Monitorização com Base no Currículo (MBC) - compreensão (MBC-MAZE). Os resultados permitiram concluir que: a) as experiências de leitura em contextos familiares e comunitários não são diferentes entre rapazes ou raparigas, no que respeita ao gosto pela leitura, ao conhecimento das letras do alfabeto aquando da entrada para a escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico e à consciência sobre a sua prestação na leitura; b) as experiências de leitura em contextos familiares e comunitários são diferentes entre rapazes ou raparigas, no que respeita à visita a bibiotecas ou livrarias, à realização de jogos de rimas, ao diálogo com um adulto sobre palavras desconhecidas, ao hábito de ler sozinho, ao hábito de ler acompanhado por um adulto, à correção, por parte de um adulto, das palavras que o aluno não lê bem, ao diálogo com um adulto sobre o que leram e ao hábito de ver adultos a ler; c) o gosto pela leitura é diferente nos alunos em risco e nos alunos não em risco de apresentaram dificuldades de aprendizagem específica na leitura; d) o número de vezes que visitam bibliotecas e livrarias é diferente nos alunos em risco e nos alunos não em risco; e) o hábito de fazer jogos de rimas é diferente nos alunos em risco e nos alunos não em risco; f) o conhecimento das letras do alfabeto aquando da entrada na escola do 1.º ciclo do Ensino Básico é diferente nos alunos em risco e nos alunos não em risco; g) o hábito de ler sozinho é diferente nos alunos em risco e nos alunos não em risco; h) o hábito de ler acompanhado por um adulto é diferente nos alunos em risco e nos alunos não em risco; i) a correção, por parte de um adulto, das palavras que o aluno não lê bem apresenta diferenças entre os alunos em risco e os alunos não em risco; j) o hábito de ver adultos a ler apresenta diferenças entre os alunos em risco e os alunos não em risco; k) a consciência sobre a sua prestação na leitura é diferente nos alunos em risco e nos alunos não em risco; l) o valor do Alfa de Cronbach para o inquérito foi de 0,585.por
dc.description.abstractThis study aimed to understand the students' perceptions about their reading experiences in family and community contexts, within the first phase of the response to intervention model. It was used a sample of 1432 students enrolled in the 3rd grade of 12 school clusters in the Municipy of Braga, in a total of 85 classes. For this study it was used a questionnaire called “ Reading: the voice of the students”. Data was collected through a curriculum-based-measurement probe (CBMMAZE) for the selection of at risk students and students not at risk. The results showed that: a) reading experiences in family and community contexts are not different between boys and girls, as regards to the pleasure of reading, to the knowledge of the alphabet letters on entry to 1st grade and the awareness on their performance in reading; b) reading experiences in family and community contexts are are different between boys and girls, as regards to the visits to libraries or bookstores, conducting rhyming games, to the dialogue with an adult about unknown words, to the habit of reading alone, to the habit of reading with an adult, to correction of the words that the student does not read well by an adult, to the dialogue with an adult about what they read and to the habit of seeing adults reading; c) the pleasure of reading is different for students at risk and students not at risk for specific learning difficulties in reading; d) the number of times they visit libraries and bookstores is different for students at risk and not at risk students; e) the habit of conducting rhyming games is different for students at risk and not at risk students; f) the knowledge of alphabet letters when entry to 1st grade is different for students at risk and not at risk students; g) the habit of reading alone is different for students at risk and not at risk students; h) the habit of reading with an adult is different for students at risk and not at risk students; i) the correction of the words that student doesn’t read well, by an adult, is different between at risk students and students not at risk; j) the habit of seeing adults reading is different at risk students and students not at risk; k) the awareness about his performance in reading is different in at risk students and students not at risk; l) the value of Cronbach's alpha for the survey was 0,585.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectDificuldades de aprendizagem específicas na leiturapor
dc.subjectMBC - MAZEpor
dc.subjectAmbientes de leitura familiares e comunitáriospor
dc.subjectAlunos em riscopor
dc.subjectReadingpor
dc.subjectSpecific learning disabilities in readingpor
dc.subjectFamily and community reading environmentspor
dc.subjectStudents at riskpor
dc.titleA monitorização com base no currículo para identificar alunos em risco de apresentarem dificuldades de aprendizagem específicas e para conhecer as suas experiências de leitura em contextos familiares e comunitáriospor
dc.typemasterThesispor
dc.subject.udc376por
dc.identifier.tid201407574por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
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