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https://hdl.handle.net/1822/31316
Título: | Perceções dos decisores hospitalares sobre o recurso à metodologia do Benchmarking como ferramenta de gestão |
Outro(s) título(s): | Perceptions of hospital leadership concerning the resource to Benchmarking method as a management tool |
Autor(es): | Coelho, André Emanuel Nunes |
Orientador(es): | Silva, Anabela Martins da |
Palavras-chave: | Benchmarking Ferramenta de gestão Gestão hospitalar Indicadores Decisores hospitalares Tool management Hospital leadership Indicators Health department Hospital deciders |
Data: | 2014 |
Resumo(s): | Atualmente, o conceito de gestão hospitalar apresenta-se mais orientado para uma gestão de
tipo empresarial. Este facto, tem-se traduzido, nos últimos anos, em inúmeros desafios à
gestão das organizações, nomeadamente ao nível da qualidade, eficiência e controlo da
despesa do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Assim, a administração vem consagrando e
consolidando o recurso a instrumentos inovadores de gestão, no sentido de otimização da
produção hospitalar. Todavia, para que seja possível a implementação efetiva deste tipo de
ferramentas de gestão, torna-se necessário capacitar os recursos humanos com um nível de
conhecimento e de motivação suficientemente amplo. É neste contexto que destacamos o
recurso ao benchmarking. Este recurso concentra um conjunto de indicadores que pretendem
fornecer informação capaz de auxiliar a gestão na procura de melhorias contínuas,
nomeadamente no que concerne à qualidade, eficiência e eficácia da atividade hospitalar.
Desta forma, o recurso ao benchmarking por parte dos d hospitalares, tem como objetivo,
nomeadamente, melhorar o acesso e qualidade, num contexto de melhoria simultânea do
desempenho económico-financeiro. Neste seguimento, a presente investigação tem como
objetivo principal estudar as perceções que os decisores hospitalares têm sobre o recurso à
metodologia do Benchmarking como ferramenta de gestão. Com este intuito, o estudo procura
caraterizar o nível de conhecimento dos decisores hospitalares sobre a ferramenta de gestão de
benchmarking; e procura também caraterizar a perceção dos decisores hospitalares sobre o
recurso à metodologia do benchmarking como ferramenta de gestão. Adicionalmente, procura
também caraterizar a perceção dos decisores sobre o reconhecimento do nível de capacidade,
que os indicadores económico-financeiros apresentam, para avaliarem o desempenho
económico-financeiro de um hospital.
Para tal, o estudo adota uma estratégia metodológica caraterizada por uma abordagem
predominantemente positivista, com recurso ao inquérito por questionário.
A amostra recolhida é constituída por 45 questionários aplicados em junho/julho de 2014 cuja
análise permitiu conhecer o perfil dos decisores hospitalares utilizadores do benchmarking e a
sua perceção sobre o recurso à metodologia do benchmarking como ferramenta de gestão.
Assim conclui-se que, os decisores hospitalares apresentam uma perceção positiva sobre o
benchmarking como ferramenta de gestão, bem como um elevado nível de conhecimentos
sobre esta matéria. Estes fatores comprovam a existência de recursos humanos para a
implementação e utilização eficaz e eficiente do benchmarking. Estes decisores acreditam que
o benchmarking pode responder aos desafios atuais da gestão hospitalar apesar dos obstáculos
ao sucesso da sua implementação. Currently, a hospital leadership management concept, introduces itself more oriented as an enterprise management. This fact, as been shown in the last years on countless challenges for the hospital leaderships, mainly at quality, efficiency level but also on expenses control by the Health National Service (SNS). Therefore, the administration, has been establishing and becoming very solid on the finding of innovate management tools resources, aiming the hospitals improvement. However, to achieve this gold; the effective introduction of this several management tools it becomes essential to improve all the human resources with a certain high knowledge and labour motivation level. On this same context we intend to underline the use of benchmarking by hospitals. This resource brings together a whole of indicators that will supply information to support the hospital managements on the search of better conditions concerning quality, efficiency and also an effective hospital activity. So, this way, the use of benchmarking by CEO`s in hospitals has a main achievement which is to improve the quality access in a better conditions context such as economical and financial performance. On this thought, the currently investigation, has the main gold of study and analyse the perceptions of hospital managers about the use of benchmarking method as a managing tool. Meaning that, our study seeks to feature the hospital leadership’s perception about benchmarking. We also tried to analyse the skill level of the economic, financial performance evaluation of a hospital. For that, our effort concerns the hospital CEO´s knowledge about the benchmarking appliance. Our study took a methodical strategy; known by a positive approach, turned to, an inquiry questionnaire. The sample collected is formed by 45 inquiry questionnaires applied on June and July 2014, which analysis allow us to build the Hospital Leaderships benchmarking users profile and also their perceptions through benchmarking method as a management tool. In conclusion, the hospital deciders present a positive perception about benchmarking as a management tool, as well as a high knowledge level on this matter. These factors prove the existence of human resources for an efficacy and efficient implementation of benchmarking. These deciders believe that benchmarking can respond to the current challenges of the hospital management in spite of the obstacles to his successful implementation. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Gestão de Unidades de Saúde |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/31316 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado EEG - Dissertações de Mestrado |
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