Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/30806

TítuloIdentidade de professores universitários de ciências biológicas : hibridismo epistemológico e formativo?
Autor(es)Madeira, Ana Verena
Macedo, Roberto Sidnei
Pacheco, José Augusto
Data2013
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
Resumo(s)O presente artigo trata da formação e identidade de professores de disciplinas científicas em cursos de Ciências Biológicas da Bahia, Brasil. Considerando-se a identidade dos docentes como essencial para o compartilhamento das dinâmicas formativas de seus alunos como professores de Biologia nossos questionamentos incluem: De que forma é construída a identidade profissional destes docentes? A noção de hibridismo nos ajuda a compreender esta construção identitáira? A pesquisa segue uma abordagem qualitativa, tendo como fundamento a etnometodologia. Como dispositivos de produção de dados contamos com memoriais de formação e entrevistas abertas que refletem as percepções de quatro docentes que leccionam em instituições ensino superior, pública e privada. A análise de conteúdo foi utilizada como conjunto de técnicas de análise das comunicação e seus significados, o que embasou as inferências e interpretações. Os acontecimentos marcantes das suas experiências formativas relatados referem-se sobretudo à formação inicial, caracterizada por uma abordagem dedutiva e de tradição acadêmica. Percebe-se ainda que a construção de sua identidade profissional se dá pela relação entre formação científica positivista e atuação profissional docente, em que constroem seus saberes da prática. Para a compreensão desta relação constitutiva de identidade, reflete-se sobre a noção de hibridismo epistemológico e formativo.
TipoArtigo em ata de conferência
DescriçãoPublicado em "Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia", ISBN 978-989-8525-22-2
URIhttps://hdl.handle.net/1822/30806
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Identidade de Professores Universitários de Ciências Biológicas_Hibridismo espistemologico e formativo.pdf1,9 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID