Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/30806
Título: | Identidade de professores universitários de ciências biológicas : hibridismo epistemológico e formativo? |
Autor(es): | Madeira, Ana Verena Macedo, Roberto Sidnei Pacheco, José Augusto |
Data: | 2013 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) |
Resumo(s): | O presente artigo trata da formação e identidade de professores de disciplinas científicas em cursos de Ciências Biológicas da Bahia, Brasil. Considerando-se a identidade dos docentes como essencial para o compartilhamento das dinâmicas formativas de seus alunos como professores de Biologia nossos questionamentos incluem: De que forma é construída a identidade profissional destes docentes? A noção de hibridismo nos ajuda a compreender esta construção identitáira? A pesquisa segue uma abordagem qualitativa, tendo como fundamento a etnometodologia. Como dispositivos de produção de dados contamos com memoriais de formação e entrevistas abertas que refletem as percepções de quatro docentes que leccionam em instituições ensino superior, pública e privada. A análise de conteúdo foi utilizada como conjunto de técnicas de análise das comunicação e seus significados, o que embasou as inferências e interpretações. Os acontecimentos marcantes das suas experiências formativas relatados referem-se sobretudo à formação inicial, caracterizada por uma abordagem dedutiva e de tradição acadêmica. Percebe-se ainda que a construção de sua identidade profissional se dá pela relação entre formação científica positivista e atuação profissional docente, em que constroem seus saberes da prática. Para a compreensão desta relação constitutiva de identidade, reflete-se sobre a noção de hibridismo epistemológico e formativo. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
Descrição: | Publicado em "Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia", ISBN 978-989-8525-22-2 |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/30806 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Identidade de Professores Universitários de Ciências Biológicas_Hibridismo espistemologico e formativo.pdf | 1,9 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |